Pesquisar

Exposição no Museu de Fotografia mostra passagem do Imperador Carlos pela Madeira

O Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s inaugura no próximo dia 31 a exposição “Memória da passagem do Imperador Carlos de Áustria pela Madeira”, a qual poderá ser visitada até o dia 22 de abril de 2022. 27-03-2022 Turismo e Cultura
Exposição no Museu de Fotografia mostra passagem do Imperador Carlos pela Madeira

O evento está inserido no programa de comemorações do 1.º Centenário do falecimento do Beato Carlos d’Áustria preparado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, com a colaboração da Diocese do Funchal, e que tem ainda o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Junta de Freguesia do Monte.

A exposição é composta por 18 fotografias a preto e branco do imperador Carlos da Áustria que, em 2004, foi proclamado Beato da Igreja Católica, fazendo memória dos momentos mais marcantes da sua passagem pela ilha. Evidencia a chegada dos arquiduques, vindos da Suíça, a 19 de novembro de 1921, a bordo do navio da marinha de guerra britânica "Cardiff", a vivência na Madeira, o falecimento do Imperador, as cerimónias fúnebres e a partida da família, a 19 de maio de 1922.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sublinha a importância da realização da exposição que “pretende contribuir para perpetuar a memória do imperador Carlos de Áustria cuja vida na Madeira, apesar de curta, deixou uma extensa interligação com a ilha que o acolheu e com as pessoas que nutriram por ele um carinho e um sentimento muito especial, que perdurou no tempo, até aos dias de hoje, mesmo passado um século desde a sua morte”.

Em relação ao programa do centenário, o governante refere que a celebração vai muito para além da dimensão social e religiosa, ao permitir uma manifestação daquilo que está ao alcance de cada uma das instituições, “revelando uma transversalidade que envolve numa só celebração vários organismos e iniciativas”.

Eduardo Jesus complementa que durante este ano de comemorações serão realizadas ações de caráter cultural com o intuito de dar a conhecer a passagem do imperador pela Madeira, “estabelecendo diálogos interdisciplinares com várias áreas da Cultura e relevando o papel da ilha como lugar de acolhimento e exemplo de hospitalidade”.

Na realidade, o programa de comemorações, que dispõe de um site oficial ( https://beatocarlos.pnsmonte.pt/ ), inicia-se este mês e decorrerá até 1 de abril de 2023. Contempla exposições, concertos, conferências, conversas temáticas, edição de publicações, uma emissão filatélica, envolvendo o Governo Regional, nomeadamente a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através das Direções Regionais da Cultura e do Arquivo e Biblioteca, englobando vários museus e centros culturais, concretamente o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, o Museu Quinta das Cruzes e a Quinta Magnólia, e ainda o ABM e o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.