Pesquisar

Governo Regional apoia associações culturais no valor de 85 mil euros

O Governo Regional aprovou em Conselho de Governo, a celebração de cinco contratos – programa com associações e entidades culturais, tendo como objetivo, a viabilização do normal funcionamento durante o corrente ano, no que respeita às despesas, às instalações e equipamentos, no valor de 85 mil euros. 14-04-2022 Turismo e Cultura
Governo Regional apoia associações culturais no valor de 85 mil euros

Os contratos-programa abrangem cinco entidades – Teatro Feiticeiro do Norte – Associação Cultural; Porta 33 – Associação Quebra Costas, Centro de Arte Contemporânea; o Teatro Experimental do Funchal (TEF); a Associação Grupo de Teatro de Machico e a Associação Musical e Cultural-Xarabanda.

 

O apoio governamental tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuem para o incremento da qualidade e diversidade da oferta cultural da Região bem como para a promoção e divulgação da Madeira enquanto destino de cultura.

 

Além disso, o governo considera relevante a cooperação entre entidades públicas e privadas para a concretização dos objetivos de índole cultural, bem como contribuir para a sustentabilidade e atividade das instituições.

 

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura “estes apoios refletem a preocupação do Governo Regional em relação à manutenção do normal funcionamento das associações, tendo como finalidade valorizar e incentivar a subsistência e renovação dos meios próprios por parte das entidades culturais”. Eduardo Jesus acrescenta “que estes apoios atribuídos pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, são importantes para permitir a continuidade e vitalidade de um setor que é fundamental para a RegiãoO Governo Regional continuará, como sempre, a apoiar os agentes e atividades de cariz cultural”, garante, acrescentando “que estas entidades e associações desenvolvem um trabalho essencial enquanto veículos dinamizadores da oferta cultural, suscitando novos públicos e consolidando os existentes”.

 

São cinco contratos-programa:

 

Teatro Feiticeiro do Norte – Associação Cultural, associação cultural que tem por objeto a criação de espetáculos de teatro para todas as faixas etárias e desenvolvimento de ações de criatividade, formação, difusão, informação e dinamização do trabalho teatral na comunidade em que se insere.

Porta 33 – Associação Quebra Costas, Centro de Arte Contemporânea, entidade cultural privada, fundada no Funchal em 1989, que desenvolve a sua atividade no âmbito da cultura contemporânea, realizando ações, eventos e atividades em diversas áreas e que desde 2019 tem vindo a desenvolver atividades artísticas na Ilha do Porto Santo.

Associação Grupo de Teatro de Machico, que tem por objeto a criação de espetáculos de teatro para todas as faixas etárias e desenvolvimento de ações de criatividade, formação, difusão, informação e dinamização do trabalho teatral na comunidade em que se insere.

Teatro Experimental do Funchal (TEF), companhia de teatro que iniciou o seu percurso em 1975 com o objetivo de fomentar o teatro na Região Autónoma da Madeira, o que tem conseguido desde então com a apresentação de dezenas de espetáculos para crianças, jovens e adultos, não só no Funchal, mas também nos demais concelhos da Região.

Associação Musical e Cultural-Xarabanda, fundada a 5 de julho de 1990,  e que tem realizado uma pesquisa e divulgação de músicas tradicionais madeirenses, o ensino de instrumentos musicais típicos da Região Autónoma da Madeira e a edição do cancioneiro e romanceiro tradicional do Arquipélago da Madeira.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.