Pesquisar

Cultura atribui 43.500 euros a associações e iniciativas

Valor destina-se a apoiar a realização de eventos culturais diversos como concertos, espetáculos de teatro e até projetos de formação musical 18-04-2022 Turismo e Cultura
Cultura atribui 43.500 euros a associações e iniciativas

O Governo Regional autorizou na passada terça-feira, em reunião de Conselho de Governo, a celebração de 10 protocolos de desenvolvimento e cooperação cultural. Estes protocolos, no valor global de 43.500 euros, serão formalizados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com diferentes associações, grupos e projetos da Região e têm como objetivo apoiar na concretização de diversas iniciativas de índole cultural que vão ter lugar durante o corrente ano em vários pontos da Madeira.    

Os eventos apoiados apresentam formatos variados. Por exemplo, um dos protocolos de cooperação será celebrado com o ator, encenador e escritor João Pedro Araújo Santos, para desenvolver e executar um projeto de teatro denominado “A Cantora Careca”, na Ponta do Sol.    

Já a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi pretende, em 2022, produzir e realizar o Festival Internacional de Guitarras da Madeira um evento que é produzido e organizado por aquela Associação desde 2019 e para o qual são convidados guitarristas de todo o mundo e também nacionais e regionais, com currículos artísticos de excelência.    A Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa receberá um apoio para, durante o corrente ano, realizar o projeto EcoMusicalis Sol Oriens/Sol Occidens que consiste na realização de um ciclo de anual de três concertos em ambiente natural ao nascer-do-sol ou pôr-do-sol, e a Banda Municipal da Ribeira Brava pretende organizar e realizar, em 2022, um ciclo de 5 concertos de música filarmónica em diferentes concelhos da Região, com especial incidência no concelho de Ribeira Brava onde tem a sua origem e a sede social.    

No caso da Banda Municipal de Santana, o apoio da SRTC visa a realização de um ciclo de 5 concertos eucarísticos, um projeto que pretende apresentar um novo tipo de reportório e de sonoridade, composto especificamente por Marchas de Procissão Solenes, entre outras composições litúrgicas.  Entre os protocolos autorizados, está ainda um com a ComCORDAS - Associação Cultural que se propôs dinamizar, através da Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos, durante os meses de maio a dezembro de 2022, uma série de concertos no concelho de Câmara de Lobos.    

Não podemos esquecer ainda o apoio que será atribuído a Hélder Gomes Henriques, para desenvolver, no corrente ano, o projeto “Fado de Salão e os Poetas Insulares”, no Funchal e a comparticipação financeira à Associação de Teatro Amador do Livramento que organizará e realizará em 2022 mais uma edição do “Festival Sorriso Encantado”, especialmente dedicado à animação lúdico-pedagógica, com diferentes atividades e eventos que decorrem em espaços ao ar livre, no Funchal.    

Ao  Grupo Folclórico do Rochão - Camacha será atribuído um apoio para que possa realizar o projeto de formação em música tradicional “Repenica-me os dedos” e, finalmente, a Banda Recreio Camponês terá direito a uma comparticipação financeira para concretizar, este ano, um ciclo de 4 concertos de música filarmónica em diferentes concelhos da Região, com especial incidência no concelho de Câmara de Lobos, onde tem a sua origem e a sede social.    

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta a importância destes protocolos de cooperação e desenvolvimento não só para garantir a vitalidade das associações e entidades do setor, mas sobretudo para que se mantenha e reforce na Região uma oferta cultural de qualidade diversificada. “O Governo Regional reconhece a valia das associações culturais, o importante papel que desempenham junto dos residentes, na preservação das tradições e património variado, mas também na promoção e divulgação da Região enquanto destino Cultural”, diz Eduardo Jesus. “É por isso que anualmente, através da DRC, atribuímos apoios diversos a projetos de interesse cultural, sob a forma de protocolos de cooperação ou de contratos-programa, que garantem a tão importante e necessária cooperação entre entidades públicas e privadas.”

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.