Pesquisar

Albuquerque quer novo cabo submarino o mais depressa possível

O presidente do Governo Regional anunciou hoje que o seu Executivo está a fazer todas as diligências para que o novo cabo submarino que vai ligar Portugal às ilhas, permitindo uma muito melhor mobilidade ao nível das comunicações, seja uma realidade o mais depressa possível. 18-04-2022 Presidência
Albuquerque quer novo cabo submarino o mais depressa possível

Hoje, à margem da visita que fez às obras de construção do troço de via expresso entre São Jorge e o Arco de São Jorge, Miguel Albuquerque foi confrontado com novo atraso no concurso para a construção dos cabos submarinos que o País vai lançar e que também ligarão às ilhas.

O governante diz que não é o único processo ligado à mobilidade que está atrasado, recordando que, por exemplo, o processo dos radares do Aeroporto da Madeira já deveria estar concluído e nem sequer está contemplado neste Orçamento de estado.

O líder madeirense diz que o assunto dos cabos submarinos está a ser devidamente estudado pela Região e o objetivo passa por manter uma reunião com o ministro das Infraestruturas, para acertar todo o processo. «Nós temos já o cabo da ellalink (que liga a Madeira a Sines) e essa redundância (mais um cabo submarino) é de todo o interesse para a Região», reforçou.

«Com a cobertura que temos já ao nível do 5G na Madeira, com o número de empresas que temos e que estão a vir cá para a Madeira, é fundamental termos uma oferta, ao nível dos

cabos submarinos, que internacionalize a Madeira como um hub tecnológico. Para tal é necessário que o Estado português avança com essa nova ligação», explicou.

Desta forma, garante que serão feitas todas as diligências para que essa redundância, essa ligação por cabo, seja assegurada o mais rapidamente possível.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.