Pesquisar

Albuquerque impressionado com o Portugal Wine Trophy

O presidente do Governo Regional esteve hoje na abertura – que decorreu numa das salas do Pestana Casino Park – do Portugal Wine Trophy, este ano realizado na Madeira. 28-04-2022 Presidência
Albuquerque impressionado com o Portugal Wine Trophy

Miguel Albuquerque visitou o evento e mostrou-se satisfeito com o que viu, sublinhando ser oriundo de uma família com grandes ligações ao Vinho, recordando que o seu irmão é enólogo.

O líder madeirense mostrou-se particularmente impressionado por estarem na Região vários dos «maiores especialistas do mundo, enólogos altamente especializados, que viajam por todo o mundo».

Neste sentido, defende que a presença daqueles especialistas na Região «é muito importante para a divulgação do nosso Vinho Madeira».

A concurso estão mais de dois mil vinhos, entre os quais quatro Vinho Madeira e ainda alguns vinhos tranquilos com origem na Região. Estão representados neste certame 17 países.

Recorde-se que o Portugal Wine Trophy 2022 decoore de 28 de abril a 1 de maio na Madeira, numa organização da Deutsche Wein Marketing (DWM), neste caso em parceria com o Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM).

O Portugal Wine Trophy é um dos maiores eventos dedicados ao vinho que se realiza na Europa e no Mundo, e desde 2014 que tem sido um dos mais importantes desafios do vinho em Portugal.

Para a edição de 2022 foi proposto a realização na Madeira, local escolhido também por ser um destino de excelência e ter uma história vínica com quase 600 anos.

Uma iniciativa acolhida de pronto pelo IVBAM, que sublinha o mediatismo da mesma, permitindo a projeção internacional não só dos Vinhos da Madeira como da sua Região Vitícola, mas também ainda do próprio Destino Turístico Madeira.

Este concurso de vinhos integra, com o Berlinner Wein Trophy e o Asia Wine Trophy, um dos maiores concursos de vinhos do mundo e conta com o patrocínio da OIV – International Organisation of Vine and Wine, da Union Internationale des Oenologues e da VINOFED.

Nesta edição do Portugal Wine Trophy na Madeira estarão presentes cerca de 70 júris, dos mais diversos países, que integrarão o painel de provas (dos quais 12 jurados são madeirenses).

Durante quatro dias o painel de júris – composto por enólogos, sommeliers, masters of wine, comerciantes experientes, viticultores e jornalistas – irá avaliar mais de 2.000 vinhos provenientes de regiões vitivinícolas de todo o mundo, sendo os melhores vinhos premiados com as distinções Grand Gold, Gold ou Silver.

Os vinhos serão classificados de acordo com as regras e diretrizes da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) utilizando o sistema de classificação de 100 pontos, na modalidade de prova cega. Incluindo categorias tais como vinho tinto, vinho branco, vinho rosé, orange

wine, vinho verde, vinho espumante (champanhe, cava, prosecco, sekt, espumante, etc.), licor/ vinho licoroso (porto, madeira, xerez, málaga, marsala), etc.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.