Pesquisar

Governo Regional volta a apoiar o Mercado Quinhentista

Secretaria de Turismo e Cultura atribui 18 mil euros à iniciativa que se realiza entre 3 e 5 de junho, em Machico 30-04-2022 Turismo e Cultura
Governo Regional volta a apoiar o Mercado Quinhentista

O Conselho de Governo autorizou recentemente, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com a Associação de Recriação Histórica de Machico, tendo em vista a execução da XV edição do Mercado Quinhentista. À iniciativa que se realiza nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, sob a temática “Água, Sangue da Terra”, será atribuído um apoio financeiro de 18 mil euros.

 

Recorde-se que o Mercado Quinhentista de Machico é um projeto sociocultural, de natureza pedagógica, que foi criado no seio na Escola Básica e Secundária de Machico, em 2006. Ao longo das várias edições, o evento tem contado com a participação ativa de outros estabelecimentos de ensino, associações culturais e instituições maioritariamente do concelho de Machico, sempre com o objetivo de, através da recriação histórica das vivências coletivas da capitania de Machico nos primeiros anos de Quinhentos, assinalar o caráter pioneiro daquele concelho no povoamento da Madeira e, acima de tudo, sensibilizar para a defesa da identidade cultural local e regional, valorizando-a no contexto do património histórico português.

 

Em 2018, no Dia Mundial do Turismo, este projeto foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico atribuída pelo Governo Regional pelo contributo prestado ao setor e pela participação nas Comemorações dos 600 anos da Madeira.

 

Sobre o evento deste ano, a organização refere que o tema escolhido (água) pretende evidenciar a importância deste recurso. “Nos relatos da chegada dos primeiros povoadores à Ilha, em 1419, encontram-se referências à existência de vigorosas ribeiras de “mui boas águas”, fator que se revelaria determinante para o povoamento da ilha (…). Será sobre a importância da água, enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, essencial ao desenvolvimento da vida, das atividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana, na sua dimensão física e espiritual, que nos iremos debruçar na próxima edição, salientando-se, ainda, a premência da preservação deste recurso natural na sustentabilidade do amanhã”, acrescentam.

 

E depois de dois anos em que este evento não se pôde realizar, é com grande satisfação que o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, vê o regresso desta recriação histórica que já se tornou um evento que valoriza o calendário anual de eventos da Região. “Ao longo dos últimos anos, o Mercado Quinhentista já conquistou o seu espaço junto da população local e visitante, contribuindo para a promoção e projeção da Madeira enquanto destino turístico e cultural”, refere. Além disso, o governante releva a importância deste projeto de reconhecido mérito “na sensibilização das gerações mais jovens para a história da nossa Região, para a nossa identidade e cultura”. “Com o Mercado Quinhentista, que se realiza em Machico e atrai pessoas de toda a Região, temos a oportunidade de fazer uma viagem no tempo, de conhecermos melhor as vivências dos nossos antepassados e, ao mesmo tempo, de percebermos a evolução que a Madeira e o mundo viveram ao longo destes séculos”, acrescenta Eduardo Jesus. “O que somos hoje é um reflexo do percurso histórico que nos trouxe até aqui. Reviver o passado é um privilégio que o Mercado Quinhentista nos proporcionará pelo 15.º ano”.

 

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.