Pesquisar

Madeira teve em 2021 o melhor desempenho do País

Miguel Albuquerque disse hoje que, em 2021, a Madeira destacou-se e teve melhor desempenho do que a média nacional, a nível das dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico, face a 2019. 21-06-2022 Presidência
Madeira teve em 2021 o melhor desempenho do País

O governante aproveitou a sua ida ao plenário para recordar alguns máximos históricos atingidos em 2021 pelo Turismo madeirense: «em agosto alcançou-se o recorde de 50 milhões de euros de proveitos totais, pela primeira vez na nossa história de 200 anos de turismo e em setembro registou-se o máximo histórico nos proveitos de aposento no alojamento, ao atingirmos os 28,3 milhões de euros. É a melhor performance alguma vez conseguida num mês de setembro».

Por outro lado, «em outubro foi o primeiro mês em que as dormidas superaram qualquer registo homólogo de 2019, em novembro foi o segundo mês consecutivo com as dormidas e os hóspedes a superaram os valores homólogos de 2019 – o RevPAR (40,54€) registou um aumento de 25,5% e os Proveitos Totais foram recorde para o mês – e em dezembro houve um crescimento de +19,2% nas dormidas nacionais, face a 2019, para além de ter-se batido o recorde mensal das dormidas nacionais na Madeira, em toda a nossa história».

O Mercado Nacional, enfatiza, representou 1/3 dos hóspedes, superou os valores de 2019 e representou 25% das dormidas em 2021.

Para Miguel Albuquerque, a parceria que a Região montou com os operadores nacionais e, em particular, com a APAVT – Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens, foi determinante.

«A Região foi, por dois anos consecutivos (o que é completamente novo) o Destino Preferido da APAVT», enalteceu

Paralelamente, concretizou-se, em novembro de 2021, o desejo da ligação direta a Nova York: pela primeira vez, passámos a viajar, sem escalas, entre a Madeira e aquela importante cidade americana.

Conseguiu-se ainda, entre tantas outras operações, «o reforço da operação da JET2, iniciando a nova ligação a partir de Bristol, concretizando a 9.ª base britânica com origem de voos para a Madeira».

«Pela primeira vez, e no verão de 2021, a SATA realizou 10 voos semanais na linha Ponta Delgada-Funchal- Ponta Delgada», recordou.

Prémios à Região consagraram o destino

Miguel Albuquerque colocou hoje, durante o debate mensal que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira, sobre o Turismo, a retoma da realização dos eventos turísticos, lembrando que a Festa da Flor recuperou o seu modelo original e incorporou algumas inovações conseguidas durante a pandemia.

Por outro lado, o fogo-de artifício do fim do ano surgiu com grandes novidades e trouxe-nos, pela primeira vez, um espetáculo multimédia e a surpresa dos ‘Red Bull Skydive Team’ que encantou os espetadores e badalou a Madeira em todo o Mundo.

Também, destacou, o reconhecimento internacional tem sido notório: A Região foi o ‘Melhor Destino Insular da Europa’ pela 8ª vez e o ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ pela 7ª vez. Da iniciativa da European Best Destinations, foi-nos reconhecido o Melhor Mercado de Natal e o Destino Mais Seguro para Visitar na Europa.

E, mais recentemente, «o Porto Santo foi considerado o “European Best Beach” (Melhor Praia da Europa), o Seixal como a 3.ª Melhor Praia da Europa e a Madeira o terceiro “Destino mais exclusivos da Europa”».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.