Pesquisar

Albuquerque presente no lançamento da obra “TEF – 45 Anos de Teatro 1975 – 2020”

Presidente do Governo reconheceu importância do TEF na cultura madeirense e na formação de públicos, sobretudo os mais jovens 30-09-2022 Presidência
Albuquerque presente no lançamento da obra “TEF – 45 Anos de Teatro 1975 – 2020”

«Fiz questão de estar hoje aqui exatamente para sublinhar a importância deste grupo de teatro, a sua história e sobretudo do trabalho que desenvolve no presente e para o futuro.»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje, ao final da tarde, na cerimónia de lançamento da obra “TEF – 45 Anos de Teatro 1975 - 2020”, que decorreu no Cine-Teatro Municipal de Santo António, sala de espetáculos e de ensaios cedida em 1995, mediante protocolo, pela Câmara Municipal do Funchal, sob a presidência de Miguel Albuquerque, ao Teatro Experimental do Funchal (TEF), e que se mantém aos dias de hoje.

Na ocasião, o Chefe do Governo recordou o papel que desempenhou Virgílio Pereira e sobretudo de Fernando Nascimento na formação e no impulsionar da atividade do TEF nos seus primeiros anos, sublinhando a marca de qualidade que hoje constitui e a referência que é na cultura madeirense.

O líder do Executivo relevou ainda dois aspetos «muito importantes», ambos ligados aos mais jovens.

Por um lado, o facto de o Teatro Experimental do Funchal contar hoje com um corpo de atores com diversos jovens e, por outro o trabalho «contínuo» que desenvolve junto das escolas da Região.

«O teatro é muito importante na formação e na educação dos nossos jovens», sublinhou Miguel Albuquerque.

E hoje, eu não tenho nenhuma dúvida que, para além da possibilidade que os nossos jovens têm de usufruir das vossas peças, há da vossa parte também um trabalho muito importante na formação educacional e cultural das novas gerações – sobre a forma de se exprimirem, de comunicarem e de interagirem –, incutindo também na mente e no espírito do público em geral o quão importante é o teatro na formação da nossa juventude», continuou.

Criado em novembro de 1975, o Teatro Experimental do Funchal levou a cena 152 produções de teatro e desenvolveu 14 formações para atores e encenadores e seis para públicos e instituições.

As suas produções levaram ao palco 275 atores. Contou com 6 diretores artísticos e 18 encenadores.


Anexos

Descritores

TEF
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.