Pesquisar

Festa da Flor excelente tem sido excecional para atrair Turismo

Miguel Albuquerque diz que a Festa da Flor tem sido excecional em termos de atratividade turística. O presidente do Governo Regional falava hoje, aos jornalistas, antes da “Madeira Flower Classic Auto Parade”, uma parada de carros antigos, ornamentados com flores, que trouxe milhares à baixa citadina. 07-05-2023 Presidência
Festa da Flor excelente tem sido excecional para atrair Turismo

O líder madeirense, em jeito de balanço desta primeira semana da Festa da Flor 2023, falando momentos antes do início da parada, na Praça da Autonomia, considerou que a mesma vem decorrendo muito bem, assumindo que o desfile de domingo passado foi excecional e que todas as pessoas gostaram do mesmo.

«Corremos algum risco na reorganização do som ao longo do percurso, mas acho que foi um risco que trouxe benefícios, uma vez que não houve sobreposição das músicas e os grupos não só estão bem arranjados como tiveram uma coreografia e puderam desfilar em condições», salientou.

Por outro lado, relevou que «a semana, em termos de atratividade turística, tem sido excecional». «As pessoas têm feito passeios na ilha, visitado o pavilhão da Flor e a Placa Central, os tapetes florais», destacou.

O governante realçou anda que temos tido um ambiente de festa e o tempo tem ajudado a que «os locais e os nossos visitantes se sintam confortáveis e sintam, no caso destes, que estão a visitar uma terra com condições excecionais para a indústria turística».

Quanto à parada em si, reconhece que as primeiras edições desta parada não correram lá muito bem. Mas, no ano passado, após a pandemia, com a retoma, «conseguiu-se adotar o modelo correto».

Aliás, disse, «como é testemunho a afluência das pessoas à Avenida do Mar e à Avenida Francisco Sá Carneiro, muito maior do que nos anos anteriores», pelo que perspetivou que a parada iria correr muito bem.

«No fim-de-semana de 19 a 21 de maio, também vamos ter muita gente cá, porque será a exposição dos clássicos “Madeira Classic Car Revival”, complementada com um outro conjunto de atividades, entre as quais, na Quinta Magnólia, o desfile de moda de nossos estilistas, que acontecerá no sábado e no domingo», perspetivou.

Ou seja, resumiu, haverá então outros motivos para as pessoas se deslocarem ao Funchal e usufruírem de mais um belíssimo fim-de-semana».

Foramcerca de 160 os automóveis clássicos que participaram num desfile muito acarinhado pelos residentes e visitantes, devido aos veículos em si, às flores presentes através de motivos que os ornamentam, aos trajes dos figurantes, à animação e à música.

O desfile dos veículos começou na Avenida Sá Carneiro, junto à rotunda com o mesmo nome. Percorre a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses pelo lado norte e regressa pelo lado sul até à Avenida Francisco Sá Carneiro, onde decorreu, no final, a exposição de todos os automóveis participantes, com música ambiente.

Na edição deste ano, atuaram duas bandas a tocar no coreto colocado próximo da Rotunda Sá Carneiro, de onde foi transmitida a música ao longo de todo o itinerário da parada automóvel.

Com 11 grupos de figurantes, envolveu cerca de 750 pessoas, pelo que, incluindo colaboradores da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e do Clube Carocha da Madeira, organizador do evento, atingiu-se os 800 participantes.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.