Pesquisar

«Fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado» 

Presidente do Governo Regional visitou o Convento de Santa Clara, monumento nacional alvo de trabalhos de reabilitação e restauro e de criação de um projeto de museologia, que integra um circuito visitável. Investimento do Governo Regional, agora concretizado, foi apoiado por fundos europeus e ascendeu aos 2,3 milhões de euros  18-05-2023 Presidência
«Fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado» 

«Fizemos mais uma reabilitação exemplar do nosso património edificado e do nosso património móvel, disponibilizando, agora, zonas visitáveis para os madeirenses e àqueles que nos visitam e que queiram conhecer esta maravilha do nosso património nacional». 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje o Convento de Santa Clara, concluída que está a obra de “reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara – monumento visitável”. 

Os trabalhos desenvolveram-se a dois níveis – implementação do “projeto de museologia/museografia das áreas visitáveis e a beneficiação global da Igreja e do Convento – tendo, contemplando, entre outros aspetos, conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado, designadamente conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada, conservação e restauro de azulejos do Convento e escavação arqueológica dos poços-cisterna. 

Uma das componentes dos trabalhos foi iniciada em agosto de 2019 e a segunda em setembro de 2022 e concluída em finais de abril de 2023, tendo representado, globalmente, um investimento na ordem dos 2,3 milhões de euros apoiado por fundos europeus. 

O projeto museologia incluiu ainda a elaboração de um guia bilingue sobre o Convento de Santa Clara e a implementação de suportes gráficos, nomeadamente no circuito visitável. 

«O Convento de Santa Clara é um monumento nacional muito importante no contexto do património móvel e edificado na Madeira, onde concretizamos uma beneficiação de excelência, aproveitando de forma exímia os fundos europeus», concluiu o Chefe do Governo. 

O Convento de Santa Clara constitui um dos mais importantes testemunhos do património cultural e histórico da Região, estando classificado como Monumento Nacional desde 1940. 

Construído no período manuelino (séc. XV), é um imóvel gótico tardio que, apesar das profundas transformações artísticas e arquitetónicas ocorridas nos sécs. XVII e XVIII, em plena época barroca, conserva ainda testemunhos da sua traça primitiva.  

Este é o único convento do século XV da Região – as suas obras iniciaram-se em 1492 –, sendo uma das casas religiosas mais importantes a nível nacional, à época, e contém, no seu espólio pinturas, esculturas, azulejos, talha, mobiliário, elementos construtivos e decorativos únicos. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.