Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Homenagem a Herberto Hélder não podia faltar nos 600 Anos

Exposição inaugurada 18 de julho 18-07-2019 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Homenagem a Herberto Hélder não podia faltar nos 600 Anos

Com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, é hoje inaugurada, 18 de julho na Casa-Museu Frederico de Freitas, no Funchal, a exposição bio-bibliográfica “Herberto Helder – por sobre as águas”, com curadoria da professora doutora Diana Pimentel, iniciativa que surge integrada nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

“Herberto Helder – por sobre as águas”, que estará patente ao público até 18 de Setembro, inclui a mostra de todas as primeiras edições do conjunto de cerca de quarenta títulos em poesia e em prosa da obra do poeta nascido na Madeira, publicadas entre 1958 e 2018, bem como são reproduzidas fotografias inéditas do poeta (no Funchal, em Santarém, em Lisboa e em Luanda) e o conjunto das apenas cinco entrevistas que concedeu durante as cerca de seis décadas de produção literária, para além de cartas suas dirigidas a personalidades maiores da cultura portuguesa como Sophia de Mello Breyner, Eduardo Prado Coelho e Eduardo Lourenço, sendo também de destacar um conjunto de materiais multimédia: registos áudio de poemas de Herberto Helder ditos por si próprio (em 1968 e em 2014), adaptações digitais de “A máquina de emaranhar paisagens” e de “A Ascenção dos Hipopótamos” (publicados nos cadernos de Poesia Experimental em 1964-1966), para além de um documentário e uma reportagem sobre o autor realizados para a RTP2, em 2007 e 2008.

 


Anexos

Descritores