Pesquisar

"O Museu Etnográfico preserva e enriquece a História da Madeira”

Eduardo Jesus marcou presença na abertura da exposição "Lapinhas & Presépios com fibra" 13-12-2019 Turismo e Cultura
"O Museu Etnográfico  preserva e enriquece a História da Madeira”

O Secretário Regional de Turismo e Cultura marcou presença, esta sexta-feira, na abertura da exposição “Lapinhas & Presépios com fibra”, no Museu Etnográfico da Madeira.

Eduardo Jesus enalteceu o trabalho da equipa do museu e sobretudo a envolvência de elementos da comunidade, na construção de parte das peças que se encontram nas salas do referido museu, ao utilizarem técnicas caraterísticas da Região e de uma época  em que não abundavam os recursos , como  o miolo de figueira, para a construção das figuras do presépio.

O governante mostrou-se maravilhado com o que viu na exposição, que na sua opinião, “revela que não há história nem memória sem pessoas”.

A exposição encontra-se dividida em duas partes, presépios tradicionais de escadinha e rochinha, e as coleções de presépios de artífices madeirenses, que, aproveitando os recursos naturais existentes na ilha, utilizaram fibras vegetais como matéria-prima, quer na confeção de figuras tradicionais, quer na conceção de presépios modernos, nomeadamente âmago de figueira, palha de bananeira, palha de trigo e palha de milho. A exposição é reforçada com imagens, que retratam não só as peças, mas também os “gestos e as técnicas”, que fazem parte do património cultural imaterial.

A exposição está patente ao público até dia 12 de janeiro de 2020.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.