Pesquisar

Cultura motiva reunião em Lisboa

O secretário regional de Turismo e Cultura levou uma agenda muito preenchida para a reunião que manteve ontem em Lisboa com a Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Eduardo Jesus saiu do encontro satisfeito com a recetividade e abertura da governante em estudar os temas que foram apresentados e com algumas das soluções já preconizadas. 08-01-2020 Turismo e Cultura
Cultura motiva reunião em Lisboa

Da agenda de trabalhos constava a previsão do Ministério da Cultura para incluir os Monumentos Nacionais da Região Autónoma da Madeira na “missão nacional de reabilitação do património cultural”, circunstância assumida como viável no decorrer do desenvolvimento desta medida que o Ministério assume para um futuro próximo.

Outro assunto, igualmente tratado na reunião, prendeu-se com a concretização da inclusão da Região Autónoma na medida de redes, parcerias e circulação de acervos prevista no Programa de Governo da República sob o desígnio “Expandir e dinamizar a política de reservas visitáveis”, procurando dar a conhecer espólios artísticos e literários que estão em locais fechados e não acessíveis ao público. Neste âmbito, identificaram-se, também, importantes oportunidades que envolvem o estreitamento do relacionamento de alguns museus regionais com outros nacionais, visando a concretização do propósito referido.

Como sugestões para trabalho conjunto entre o Ministério e a Região, a equipa da Cultura, constituída pelo Secretário e pela Diretora Regional, deixou com Graça Fonseca a ideia da criação de condições para aprofundar o intercâmbio entre os artistas regionais e os que estão no Continente.

A delegação regional manifestou igualmente interesse em ampliar as possibilidades de integração dos diferentes trabalhos artísticos desenvolvidos na Madeira nas missões de representação nacional e do apoio à internacionalização.

Mais foi acordado naquilo que respeita à divulgação dos apoios nacionais ao alcance das iniciativas regionais, matéria que deverá ter seguimento imediato.

Documentos históricos da Madeira

No campo dos documentos históricos da Madeira, o secretário regional deixou com a ministra o desejo de que seja disponibilizado em linha a totalidade dos documentos relacionados com a História da Madeira, transferidos para a Torre do Tombo em finais do séc. XIX; e ainda que seja investido na acessibilidade virtual de outros fundos e documentos históricos relativos à Madeira, sob custódia de arquivos tutelados pela DGLAB, por via da aposta num projeto ambicioso de digitalização e desmaterialização de suportes, suscetível de eliminar capazmente as barreiras territoriais ao acesso ao património documental e arquivístico.

Presente na Presidência Portuguesa da UE

Em cima da mesa esteve igualmente o tema da Presidência Portuguesa da União Europeia, para a qual foi manifestado o desejo de serem incluídas propostas da Região na programação cultural no âmbito da referida Presidência, assegurando a presença da Madeira e da dimensão arquipelágica do país na promoção, internacionalização e difusão da cultura portuguesa no estrangeiro, bem como no quadro das relações bilaterais e multilaterais.

Finalmente, foi manifestado o desejo de encontrar apoios nacionais para a concretização, no espaço nacional, das apresentações do espetáculo “Saudades do Max”; da exposição de artistas plásticos madeirenses: “Em Viagem”, que está patente na Quinta Magnólia, no Funchal; e do filme “Cartas de Fora”, do realizador madeirense Luís Miguel Jardim.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.