Pesquisar

"A cultura é um ativo fundamental de riqueza”

O Secretário Regional de Turismo e Cultura presidiu esta terça-feira, à cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da Associação da Cultura e Indústrias Criativas do Atlântico 17-06-2020 Turismo e Cultura
"A cultura é um ativo fundamental de riqueza”

O Secretário Regional de Turismo e Cultura presidiu esta terça-feira, à cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais da Associação da Cultura e Indústrias Criativas do Atlântico para o triénio 2020/2022.

Na ocasião, Eduardo Jesus referiu que o Governo Regional saúda todas as iniciativas que possam contribuir para o emprego na cultura e para melhorar o acesso e a participação cultural. “Trabalhar na e com a cultura é uma responsabilidade, mas acima de tudo, um bem maior. O que vai criar na economia portuguesa é um círculo virtuoso gerado a partir daquilo que somos efetivamente fortes, virando-nos para fora, a partir de dentro. A Madeira não é exceção, somos competitivos na medida em que fomos capazes de valorizar a cultura e a criatividade, no seu caráter mais amplo, através da inovação, da diferenciação, e acima de tudo, daquilo que nós somos. É com a nossa cultura, a nossa história, a nossa criatividade, o nosso conhecimento, que podemos produzir bens e serviços de grande valia à escala mundial.”

Para o governante, a cultura “é um ativo fundamental de riqueza, cujo peso macroeconómico cresce, com a evolução positiva dos principais indicadores de qualidade de vida e de bem-estar e as atividades culturais são um factor de geração de emprego, tanto mais significativo, quanto maior é o grau de desenvolvimento socioeconómico”. Eduardo Jesus considera importante o surgimento de projetos coletivos, de natureza privada em que possam contribuir objetivamente para este desígnio.

No entendimento do Governo Regional, referiu Eduardo Jesus, a Cultura “não pode ser apenas vista enquanto repositório de conhecimento, ou de usos e tradições. Importante também a adoção de uma ideia principal, alicerçada em medidas concretas, que permitam pela via de criatividade, da investigação, do empreendedorismo, da promoção e da divulgação, afirmação da Madeira, quer no país, quer no mundo, assumindo através do potencial criativo e do seu próprio património cultural”.

O Secretário Regional destacou o  aumento gradual, por parte do Governo Regional, do financiamento e apoio a diferentes domínios de expressão artística e culturais da Região Autónoma da Madeira, desde aos apoios à programação, criação artística, ao património e à descentralização cultural.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura destacou também, o apoio e incentivos disponibilizados para a produção e realização de eventos, setor que emprega muitos profissionais na RAM,  bem como o incentivo à criação de postos de trabalho, através de apoio sustentável a despesas de funcionamento de estruturas culturais e artísticas, e o cofinanciamento de candidaturas de entidades regionais a programas nacionais e comunitários, reveladores também, do papel da cultura e da criatividade da Região  na internacionalização de projetos e artistas da Madeira.  “Fazemo-lo , porque as atividades culturais e criativas podem desempenhar o papel de grande relevância na qualidade da articulação entre os programas operacionais, com financiamentos diversos visando a coesão editorial e ordenamento cultural do território”

"Se desejamos uma economia baseada no conhecimento e um novo papel para as cidades como espaços privilegiados de criação de riqueza, incluindo esta bela cidade de Machico, rica em história e cultura, então é de saudar iniciativas e associações que apostem na crescente interpenetração das atividades materiais e imateriais e no estabelecimento de redes e parcerias, como é o exemplo da escolha deste concelho para sede da Atlanticulture e da preocupação desta associação não apenas na dimensão arquipelágica da Madeira, mas da sua presença atlântica, estreitando laços no espaço da Lusofonia", referiu Eduardo Jesus.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.