Pesquisar

Perpetuar para o futuro, as tradições da Madeira

Secretário Regional de Turismo e Cultura na abertura da exposição "Do teu fruto, o mel" 02-09-2020 Turismo e Cultura
Perpetuar para o futuro, as tradições da Madeira

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, esteve esta terça-feira, no Museu Etnográfico da Madeira, na abertura da exposição " Do teu fruto, o mel".

A exposição, que mostra, através de imagens e complementada com vídeo, o processo ancestral do fabirco do mel, a partir do figo e do vinho em mosto. Uma tradição mantida na 1ª, 2ª e 3ª Lombada, na Ponta Delgada, concelho de São Vicente.

 

Para Eduardo Jesus," são tradições que não se podem perder e que revelam a capacidade de adaptação da população, em substituir o mel extraído da cana -de-açúcar, aproveitando a produção de figos e do mosto de vinho, para produzir o melaço, que vai permitir a confeção de produtos que são tradicionais da Região Autonóma da Madeira, como o bolo de mel. Hábitos da Costa Norte da Madeira, da Ponta Delgada e que se mantêm ainda vivos, devido às condições que existem na 1a, 2a e 3a Lombada".

Eduardo Jesus salientou o papel que o Museu cumpre, ao perpetuar o conhecimento, um museu que tem por hábito tratar dos usos e costumes, das tradições da região, sendo esta mais uma iniciativa, que resulta deste espírito e desta oferta, valorizando a sua presença. Não só porque dá a conhecer mas também porque promove a curiosidade, curiosidade essa que  desperta nas pessoas o interesse de manter estas tradições e perpetuá-las para o futuro".

 

A exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada até 5 de dezembro de 2020.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.