Pesquisar

Centro Cultural John Dos Passos prepara-se para receber 40 obras do escritor

O anúncio foi feito pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura 20-09-2020 Turismo e Cultura
Centro Cultural John Dos Passos prepara-se para receber 40 obras do escritor

Em declarações ao JM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, revela que estão a ser feitos contactos com a família de John Dos Passos, que pretende doar cerca de 40 títulos, entre originais e traduções do escritor.  Esta aquisição, irá enriquecer a extensa obra que se encontra na Sala dos Reservados.

Inaugurado a 20 de setembro de 2004, contou a presença de Lucy dos Passos Coggin, Rodney Coggin, filha, genro e neta, do escritor descendente de um imigrante americano da Ponta do Sol.

O escritor John Dos Passos nasceu em Chicago em 1896. Neto de um pontassolense, ao longo da sua vida sempre mostrou interesse e orgulho nas suas raízes madeirenses tendo visitado a ilha da Madeira, em 1905, 1921 e em 1960. O seu último livro intitulado “The Portugal story: three centuries of exploration and discovery” é precisamente um tributo às suas origens.

O imóvel, adquirido pelo Governo Regional da Madeira em 1996 a Maria Amália Pitta Telles, herdeira e última proprietária da Villa Passos, na altura a residir na Venezuela, foi objeto de um delicado processo de recuperação, mas mantém a traça original dos finais dos anos 30, altura em que sofreu as derradeiras alterações pelo seu último inquilino, seu pai Dr. Fortunato Pitta.

O Centro Cultural John Dos Passos – um prédio construído na primeira metade do século XIX – está situado bem no coração da Ponta do Sol e constitui um “ex libris” do património edificado e histórico da vila. A Villa Passos, na Ponta do Sol, pertenceu a familiares de Manuel Joaquim Dos Passos, nascido em 1812, avô paterno de John Dos Passos, que emigrou para os Estados Unidos, em 1830.

Ler noticia em anexo


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.