Pesquisar

A quadra natalícia em destaque na Agenda Cultural

Agenda Cultural de dezembro 2020 / janeiro 2021 disponível online 08-12-2020 Turismo e Cultura
A quadra natalícia em destaque na Agenda Cultural

 

A ‘Agenda Cultural’ da Secretaria Regional de Turismo e Cultura para dezembro e janeiro de 2021 dá destaque à programação de concertos, exposições e oficinas de Natal.

Desta forma, os artistas plásticos, os músicos e os serviços educativos dos museus regressam com propostas para o público, sendo a quadra natalícia o principal mote da agenda cultural, com indicações direcionadas para a “Festa”, desde mostras de presépios, exposições e workshops.

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura a agenda cultural “reflete a programação dos nossos espaços e museus, que vão permitir a participação em oficinas que recuperam tradições e costumes enraizados na nossa forma tão característica de viver a quadra natalícia”. Além disso, Eduardo Jesus sublinha que “constitui uma plataforma onde colocamos toda a informação relevante da atividade da programação cultural, facilitando desta forma, um acesso rápido e fácil  a toda a população”.

 

A agenda cultural destaca a mostra  “Reciclar n´A Festa”, do Museu Etnográfico da Madeira, que, a partir de 15 de dezembro, apresenta a mostra de presépios elaborados pelas Escolas, Lares de Idosos, Instituições do Ensino Especial, Centros Culturais, Centros de Ocupação dos Tempos Livres, Casas do Povo e Juntas de Freguesia.

 

O MUDAS. Museu apresenta, desde sábado, a exposição “20 Anos Depois”, de Ana Vidigal. Este projeto reúne pintura, objetos e instalação e marca o regresso desta artista plástica à Região, 20 anos após a sua última exposição na Madeira. Ana Vidigal é formada em pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1984), bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1985/1987) e está representada em enumeras coleções públicas e privadas.

A 11 de dezembro, o Museu Quinta das Cruzes em parceria com o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira apresenta “ A Memória dos Natais”. A iniciativa reúne obras das coleções destas duas instituições e desenvolve-se em torno das memórias, estórias e histórias do Natal, apresentando obras que cruzam objetos de culto ou representativos da natividade desde o século XV até à contemporaneidade.

 

No Universo de Memórias João Carlos Abreu, e  desde 5 de dezembro a exposição “Natal no Universo - O Sagrado e o Profano”, com cerca de 25  peças oriundas de vários países e alusivas à quadra natalícia.

A 9 de dezembro, a Casa Museu Frederico de Freitas abre as suas portas para a mostra temporária de mesas de Natal e presépios tradicionais: “Natal na Casa da Calçada”.

 

 

Por seu turno, no Museu Etnográfico da Madeira, a 18 de dezembro, a sala de exposições temporárias apresenta “Plantas D`A Festa”. Esta exposição pretende trazer a público algumas das diferentes espécies vegetais utilizadas na ornamentação das lapinhas. A escolha deste tema prendeu-se com a importância de determinadas espécies nesta festividade cruzando-se deste modo a botânica com a etnografia e valorizando, simultaneamente, o património natural e o património cultural.

 

Na Quinta Magnólia- Centro Cultural, até 31 de dezembro, mantém-se a exposição do escultor Ricardo Veloza, “Recomposição”, enquanto na Sala de exposições temporárias da Casa Colombo – Museu do Porto Santo continua patente até agosto de 2021 a mostra constituída por 64 ampliações fotográficas das obras  do referido escultor.

A Agenda Cultural está disponível online através do link:

https://cultura.madeira.gov.pt/download-agenda-cultural

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.