Pesquisar

“O Natal na Casa da Calçada” 

Presidente do Governo visitou exposição temporária patente na Casa-Museu Frederico de Freitas alusiva à Festa e às tradições madeirenses  22-12-2020 Presidência
“O Natal na Casa da Calçada” 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou terça-feira, 22 de dezembro, a exposição temporária “O Natal na Casa da Calçada” na Casa-Museu Frederico de Freitas. 

A exposição reúne presépios de origem regional e nacional datados dos séculos XVIII, XIX e XX, bem como um grande presépio de rochinha e as imagens do Menino Jesus entronizado em escadinha. 

“Eu aconselho os madeirenses a visitar a Casa-Museu, com as respetivas famílias, em grupos restritos. É algo que vão adorar”, disse Miguel Albuquerque. 

“É uma coleção eclética muito interessante de um grande colecionador. Tem a circunstância de nesta época ter um conjunto de presépios espalhados pela casa, muitos deles com peças do século XVIII. E depois aqui na sala de jantar apresenta uma mesa que está sempre magnífica. É muito interessante e que pode integrar o circuito de Natal”, prosseguiu. 

Sublinhar que, seguindo a boa tradição madeirense, a Casa-Museu preparou-se a rigor para a Festa, não deixando nada ao acaso – soalho e os móveis encerados, e as pratas, casquinhas, latões e cobres limpos, os vidros e os cristais lavados –, levando o visitante a reviver a antiga tradição da ronda pelas Lapinhas. 

“O Natal na Casa da Calçada” está patente ao público até 16 de janeiro, de terça-feira a sábado, entre as 10 e as 17h30. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.