Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

DRABM dá apoio técnico ao arquivo municipal de Santa Cruz

A equipa da Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM iniciou a intervenção técnica destinada à recuperação do acervo 12-02-2021 Turismo e Cultura
DRABM dá apoio técnico ao arquivo municipal de Santa Cruz

No âmbito das competências e atribuições da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) entidade tutelada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, encontra-se neste momento em curso uma intervenção pelos serviços do Arquivo e Biblioteca da Madeira junto do arquivo municipal de Santa Cruz. O apoio técnico que a DRABM está a prestar ao arquivo municipal de Santa Cruz, a pedido da edilidade, surge na sequência de uma inundação que afetou o acervo do referido município.

 

A equipa da Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM, após analisar a situação, iniciou a intervenção técnica destinada à recuperação do acervo, sendo intervencionadas 75 caixas de documentos. Na sua essência, trata-se de documentação municipal, em suporte papel, datada entre 1932 a 1989, a qual será devolvida ao arquivo municipal no decorrer do corrente mês.

Ao DN Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, explica que “Esta intervenção enquadra-se nas atividades que o Arquivo e Biblioteca da Madeira, por via da Direção de Serviços de Conservação e Restauro, presta a entidades públicas e privadas no âmbito do apoio técnico, da assessoria e da informação em matéria de conservação e restauro de documentos gráficos, designadamente nos domínios específicos da desinfestação e controlo de pragas, dos procedimentos de expurgo de documentos, da transferência de documentos, da reabilitação e organização de áreas de armazenamento e depósito, bem como recuperação de documentos inundados, entre outros.”

Recorde-se que toda esta atividade de assessoria e apoio técnico, desenvolvida desde 2006, resulta de solicitações provenientes de uma grande diversidade de entidades da RAM ou nela sediadas, como órgãos da administração regional e central, câmaras municipais, bibliotecas e museus, institutos, associações e outras entidades privadas. Para além de entidades regionais, a DRABM tem sido procurada para este tipo de assessoria por entidades nacionais e até internacionais, como o Centro Português de Fotografia, a Direção Geral de Arquivos, a Biblioteca Municipal de Coimbra, o Arquivo Municipal de Redondo, a Fundação Museu do Douro, o Ministério da Justiça de Angola ou a Al-Ahzar Biblioteca Universitária do Cairo, Egito.

A intervenção prestada pela DRABM junto da documentação do arquivo municipal de Santa Cruz, decorre do previsto no Programa do Governo Regional da Madeira. Designadamente no que se refere à promoção e valorização do património cultural material e imaterial da RAM, tendo presente que uma das atribuições desta Direção Regional, criada no âmbito desta legislatura, assenta na promoção da qualidade dos arquivos enquanto recurso indispensável ao exercício da atividade administrativa e veículo de uma relação eficiente e transparente com o cidadão. A DRABM tem previsto ainda, no âmbito das suas competências, prestar serviços de consultoria e apoio técnico no âmbito da gestão de arquivos, independentemente do formato, suporte ou idade dos documentos, bem como assegurar a implementação de ações conducentes à conservação preventiva e curativa e ao restauro de documentos; e especificamente no domínio dos Serviços de Conservação e Restauro da DRABM, prestar consultoria e apoio técnico no âmbito da preservação e conservação de documentos.

 


Anexos

Descritores