Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

“Museus em Festa!" termina, hoje, no Universo de Memórias João Carlos Abreu

Paula Cabaço destaca sucesso do novo projeto infantojuvenil que envolveu cinco museus 31-07-2019 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
“Museus em Festa!" termina, hoje, no Universo de Memórias João Carlos Abreu

Termina, nesta quarta-feira, dia 31 de julho, o projeto “Museus em Festa”. A iniciativa, especialmente destinada ao público infantojuvenil, foi desenvolvida, pela primeira vez, este ano, ao longo de todo o mês de julho, no âmbito das Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo, envolvendo os diferentes Museus sob a tutela do Governo Regional.

No caso concreto do Universo de Memórias, onde hoje se realiza a ultima das sessões do “Museus em Festa”, as atividades têm incidido sobre a vertente literária de João Carlos Abreu, doador do acervo do espaço, com o seu genuíno documentário “Dona-Joana-Rabo-de-Peixe”, que nos fala do quotidiano das gentes da “Zona Velha da Cidade” entre os anos 40 e 90 do século XX.

No balanço a este projeto, a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, realça, em primeiro lugar, a adesão e mobilização das crianças e adolescentes às diferentes ações programadas, destacando, também, a importância deste trabalho em rede nos vários Museus tutelados. «Uma oferta que possibilitou, ao longo do mês de julho, uma ocupação simultaneamente pedagógica e lúdica, em que os participantes aprenderam temas e factos muito importantes da história dos 600 Anos da Madeira e Porto Santo», disse.

Governante que sublinha, ainda, o facto de ter-se cumprido, mais uma vez, um dos objetivos da programação dos 600 Anos, nomeadamente o de ser «o mais abrangente possível e de chegar a vários públicos e, neste caso, aos mais jovens, de forma descentralizada e onde estes se encontram».

Recorde-se que, na semana passada, o “Museus em Festa”, que decorreu, no Museu Etnográfico da Madeira, terminou em grande, com um grupo de visitantes, da Associação Desportiva do Campanário, que, desta forma, conheceu o novo livro "Sardas e a nave sacarina", a nova publicação dedicada aos mais novos, participando também na atividade pedagógica criada pelos Serviços Educativos do MEM no âmbito deste projeto: o "Urban Kids Sketchers".


Anexos

Descritores