Pesquisar

Governo Regional empresta manuais escolares para o ano letivo de 2021/2022

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, dá continuidade à sua política de apoio aos estudantes e volta a disponibilizar manuais escolares para o ano letivo 2021/2022. Trata-se de uma das valências da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que acontece desde 2012. 18-06-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional empresta manuais escolares para o ano letivo de 2021/2022

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, dá continuidade à sua política de apoio aos estudantes e volta a disponibilizar manuais escolares para o ano letivo 2021/2022. Trata-se de uma das valências da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que acontece desde 2012.

O empréstimo domiciliário de livros escolares aos alunos, durante o ano letivo, tem como principal objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição de manuais escolares. Também é pretendido facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados.

Estamos perante um serviço gratuito prestado aos utilizadores, sendo que os alunos assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo, sendo que o período de utilização pode ser renovado por mais um ano.

Assim, entre os dias 15 e 20 de julho, os alunos com cartão de leitor da Direção Regional, ou os respetivos encarregados de educação, poderão enviar, através do seguinte endereço de email referencia.biblioteca.srtc@madeira.gov.pt as listas com os livros escolares que pretendam requisitar para o próximo ano letivo.

A Direção Regional tem disponíveis 2.757 manuais de todos os graus de ensino, desde o 1.º ciclo até ao ensino profissional.

Em declarações ao JM, o Secretário Regional de Turismo e Cultura sublinha que “este projeto, que tem sido cumprido e sem interrupções, preconiza o que o Programa do Governo estabelece ao promover o alargamento do acesso a depósitos de interesse regional e incentiva a difusão do livro e da leitura, ao estreitar os laços com a comunidade e famílias neste apoio que não se esgota na cedência dos manuais mas que é contínuo, ao promover a consulta do acervo da direção regional para a pesquisa e trabalhos futuros, património este que é facultado nos diversos suportes de informação bibliográfica”.

Eduardo Jesus frisa que a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira “tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património documental da RAM, incentivar a leitura e promover o conhecimento e investigação científica” e que uma das áreas em que a referida Direção Regional está vocacionada “é apoiar as famílias a diminuir os custos de aquisição dos manuais escolares e em simultâneo facilitar o acesso e a utilização de recursos documentais atualizados. Um apoio gratuito prestado aos utilizadores da referida direção regional”.

 

Para beneficiar deste serviço gratuito, os estudantes com cartão de leitor da DRABM devem aceder à plataforma https://abm.madeira.gov.pt/pt/emprestimo-manuais-escolares-2021/   e fornecer os dados necessários- contacto telefónico, respetivo número de leitor e lista dos livros pretendidos.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.