Pesquisar

Madeira não ficou parada

O presidente do Governo Regional assume que um dos sectores mais afetados pela pandemia foi, obviamente, o sector do turismo. Miguel Albuquerque falava nesta manhã, na Assembleia, durante o debate mensal que ali decorreu sobre Turismo. 22-06-2021 Presidência
Madeira não ficou parada

«Devido às condições exógenas decorrentes da pandemia e à cessação quase completa da mobilidade a partir dos destinos emissores, este sector sofreu danos avassaladores em todo o Mundo, e também na Madeira», recordou.

No entanto, a Região não ficou parada, e em permanente auscultação dos agentes do sector, soube concertar posições.

«Nunca baixamos os braços. A ideia central foi transformar a oportunidade para, num contexto de receio e incerteza internacional, face à pandemia, projetar a Madeira e o Porto Santo como destinos seguros e confiáveis que podiam ser visitados com segurança», explicou.

Ate nível, lembrou a operação de triagem e controlo nos aeroportos, com início em março de 2020, os testes realizados (até agora 233.788), a oferta de testes na origem nacional com início a 1 de Julho de 2020 (com seis entidades e 63 postos avançados de colheita) e a aplicação Madeira Safe, com 34.185 instalações.

Foram, disse, «algumas das medidas decisivas para gerar um clima de confiança junto dos mercados e projetar a nossa Região como um reconhecido destino seguro para o turismo».

Outras medidas concretizadas, «como a aprovação do Manual de Boas Práticas, em Maio de 2020, a primeira região de turismo a fazê-lo, a certificação contra os riscos biológicos com a adesão de 70 empresas – única região de turismo a adoptar este procedimento; ou a abertura do corredor verde a partir de 4 de Janeiro de 2021,

iniciativa onde a Região foi pioneira, também contribuíram decisivamente para este ambiente de confiança e segurança que, felizmente, continuamos a usufruir».

Segundo Miguel Albuquerque, «um contexto de dificuldade extrema, com os ciclos pandémicos a afetar os principais mercados emissores, com oscilações permanentes, em cooperação com os hoteleiros e agentes de turismo regionais, o Governo Regional tem trabalhado com afinco e determinação, com resultados positivos».

Este trabalho, disse, é reconhecido pelos principais agentes do sector, incluindo a Secretária de Estado do Turismo e o Presidente da APAVT.

«Com reforço substancial das verbas da AP – de 14.854.044 € em 2020 para 16.061.659 € - e com a diversificação, reforço e alargamento das campanhas de promoção e marketing, sobretudo no Reino Unido e no Mercado Nacional, estamos convictos que a recomposição e recuperação da nossa indústria turística irá ocorrer de forma consistente e sem grandes sobressaltos», perspetivou.

O líder madeirense sublinha que «os mercados têm reagido positivamente: neste momento temos 30 companhias a operar na Região, 43 aeroportos ligados, 165 mil lugares disponíveis e 949 frequências contratadas, incluindo 17 novas rotas desde Junho de 2020».

«Acresce o processo de vacinação em curso, que tem decorrido da melhor forma, incluindo aos profissionais de turismo», salientou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.