Pesquisar

Madeira vai se posicionar para ser centro de referência nas ciências médicas

O presidente do Governo Regional defende que «a Madeira tem de posicionar e vai se posicionar – com os seus profissionais e com a vontade política que temos para o fazer, aproveitando a construção desta nova unidade hospitalar – como um centro de vanguarda nas ciências médicas na Europa». 16-05-2022 Presidência
Madeira vai se posicionar para ser centro de referência nas ciências médicas

Miguel Albuquerque, que presidiu hoje à cerimónia de abertura da Semana da Saúde Pública (que decorre até sexta-feira, na Quinta Magnólia, numa organização da Direção Regional de Saúde Pública), aproveitou para, neste contexto, anunciar que, na próxima semana, o secretário da Saúde vai viajar aos Estados Unidos, onde contactará com as principais instituições médicas dos EUA, para estabelecer protocolos de cooperação entre essas instituições e a Região, na área da investigação.

«Nós vamos criar, aqui, bolsas a cinco anos e residências universitárias para termos aqui os investigadores. Para trabalharem connosco!», explicou.

O presidente do Governo Regional enfatiza que, no futuro, grande parte da Saúde, pública, convencionada e privada, será determinada por esta evolução. Ou seja, «não podemos prever o que vai acontecer daqui a 10 anos, mas temos de liderar e acompanhar a evolução, porque esta está a ser muito rápida».

O governante defende que «todos os agentes de Saúde devem estar motivados para atingir este objetivo», considerando que tal acontece na Madeira com esses profissionais.

Porque, realçou, «este objetivo só pode ser conseguido – esta ideia de criarmos um hub de tecnologia de ponta, de investigação na área da Saúde – se houver uma motivação para tal de todos os agentes de saúde».

«A nossa ambição é muito grande, mas não é uma utopia. Nós temos todas as condições para estabelecermos as parcerias e criarmos o know-how necessário a sermos uma referência das ciências médicas, na Europa e no nosso país».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.