Pesquisar

MIDTC ministra 22º Curso de Trauma e Catástrofe em Portimão

Desde 2010, até à data, contabilizam-se 22 Cursos de Catástrofe realizados em Portugal (Madeira, Açores e Continente) e 1800 formandos nesta área.  13-05-2022 Saúde e Proteção Civil
MIDTC ministra 22º Curso de Trauma e Catástrofe em Portimão

De 7 a 9 de maio de 2022, decorreu mais uma edição do Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), em Portimão, sob a responsabilidade do MIDTC, Madeira International Disaster Training Center, com o apoio do Serviço de Saúde da RAM, e do Serviço Regional de Proteção Civil.

 

Este curso, MRMI, baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários multivitimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivitimas, ou seja, numa catástrofe. Esta formação visa promover a diferenciação dos vários profissionais, dos vários níveis de responsabilidade, que atuam na resposta a incidentes de larga escala.

 

Esta formação é de nível internacional, pós-graduada, diferenciada na área da emergência em catástrofe, e foi coordenada pela equipa médica de formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), composta por mais de 30 instrutores maioritariamente da Região Autónoma da Madeira, mas também dos Açores e de Portugal Continental.

 

Neste curso participaram 120 formandos das diferentes áreas com intervenção face a grandes incidentes com multivitimas, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, agentes de proteção civil, bombeiros, forças de segurança, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, professores, sociólogos, forças militares e de segurança, Polícia Judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, entre outros.

 

A formação MRMI, iniciou-se na Região Autónoma da Madeira em 2010, sob a responsabilidade de Pedro Ramos, na altura na qualidade de diretor do Serviço de Urgência Hospitalar.

 

Atualmente, Luís Vale, médico Anestesiologista do SESARAM, EPERAM, é o Chairman do MRMI Portugal e é responsável pelo MIDTC, Madeira International Disaster Training Center.

 

Desde 2010, até à data, contabilizam-se 22 Cursos de Catástrofe realizados em Portugal (Madeira, Açores e Continente) e mais de 1800 formandos nesta área no país.

 

A cerimónia de abertura do curso, no dia 07 de maio, contou com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e do presidente do Serviço regional de Proteção Civil, Coronel António Nunes.

 

Importa reforçar que no final do mês de maio, já está agendada uma nova edição deste curso, em Viana do Castelo. Serão duas edições do curso MRMI de 30 de maio a 04 de junho.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.