Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

«Aproveitámos todas as circunstâncias para vencer as dificuldades»

O presidente do Governo Regional está na Assembleia Legislativa da Madeira, para participar no habitual debate mensal, desta feita com o Turismo como tema central. 21-06-2022 Presidência
«Aproveitámos todas as circunstâncias para vencer as dificuldades»

«Procurámos na adversidade encontrar oportunidades e aproveitámos todas as circunstâncias para vencer as dificuldades. Inovámos, recriamos e planeamos. Estivemos sempre presentes, aqui e lá fora», sublinhou, dirigindo-se aos deputados do parlamento madeirense.

Miguel Albuquerque lembra que a Região reforçou as ligações aos mercados tradicionais, diversificou e captou novos mercados, estreou novas ligações, tirou proveito da proximidade nacional e estabeleceu parcerias que se revelam importantes na consolidação de toda esta trajetória.

«É esta a forma que entendemos apropriada para gerir um destino e um setor que contribui fortemente para o nosso bem-estar económico e social».

Miguel Albuquerque, falando no hemiciclo, começou por recordar a evolução que o sector teve até à pandemia, que interrompeu essa trajetória e fez iniciar um novo caminho.

O objetivo principal, lembra o governante, foi «transformar a oportunidade para, num contexto de receio e incerteza internacional, face à pandemia, projetar a Madeira e o Porto Santo como destinos seguros e confiáveis que poderiam ser visitados com segurança».

Desta forma, «a operação de triagem e controlo nos aeroportos da Região, com início em Março de 2020, uma referência e um exemplo de organização com reconhecimento internacional, os testes realizados e a oferta de testes na origem nacional com início a 1 de Julho de 2020 – em diversas entidades certificadas e mais de seis dezenas de postos avançados de colheita – e a aplicação do “Madeira Safe”, com dezenas de milhares de instalações, um sucesso da tecnologia regional, foram algumas das medidas fundamentais, para gerar um clima de confiança junto dos mercados, e projetar a Região como um destino seguro para o turismo».

O líder madeirense lembrou ainda os deputados que «fomos também a primeira Região de Portugal a dispor de um “Manual de Boas Práticas Covid-19”, para o sector do turismo, em Maio de 2020».

«Adotámos o processo de certificação do destino contra os riscos biológicos, com a adesão de 70 empresas, tendo em vista recuperar a confiança dos viajantes. Fomos pioneiros na abertura do corredor verde a partir de 4 de janeiro de 2021», lembrou ainda.

No âmbito desta estratégia, historiou, houve reforço substancial das verbas da Associação de Promoção, de 14.854.044 € para 16.061.659 €, tendo em vista a diversificação, reforço e alargamento das campanhas e promoção e marketing nos nossos mercados tradicionais».

«Trabalhamos com afinco e determinação, em cooperação com hoteleiros e agentes do turismo regional, tendo em vista minimizar os efeitos devastadores desta crise de saúde pública», enfatizou.

Enquanto isto se passava, critica, «alguns perspicazes da política regional, insurgiam-se em conferências de imprensa contra o uso das máscaras».

Albuquerque recorda medidas que relançaram o Turismo

Miguel Albuquerque destacou hoje várias medidas tomadas pelo seu Governo Regional, que permitiram relançar o Turismo na Região. «Não baixamos os braços, nem ficámos, apenas, concentrados nas reações à evolução da pandemia», sublinhou.

O presidente do Governo Regional, que falava no plenário da Assembleia Legislativa da RAM, num debate hoje dedicado ao Turismo, recordou que, em abril de 2021, foi apresentada a nova Marca Madeira: «O resultado de um longo trabalho que nos tem valido as melhores reações. É uma marca que comunica envolvimento, compromisso e ligação. No fundo, faz com que cada viajante se sinta parte do destino e guarde deste as melhores memórias».

O governante salientou ainda que, «com uma visão virada para o futuro, iniciou-se e concluiu-se a Estratégia para o Turismo da RAM para o período de 2022 – 2027».

«Sabemos bem o que queremos, conhecemos bem os nossos ativos e assumimos compromissos firmes para a condução deste setor», destacou.

Miguel Albuquerque recorda ainda que foi dado início ao processo de Certificação da Sustentabilidade do Destino. Projeto que decorre, como previsto, «com o envolvimento de vários grupos compostos por diferentes entidades representativas das várias atividades que contribuem para aquele objetivo maior».

«Lançámos o novo portal de Eventos Regionais e afirmámos a nossa presença nas redes sociais, sistematizando a informação e permitindo um acesso rápido e facilitado a todos os visitantes e locais. Lançamos, também, o novo portal ‘Madeira Ocean Trails’ (em 5 línguas), reforçando, também desta forma, a nossa oferta e afirmando a região como destino ativo», lembrou, também.

Em suma, resumiu, a Região desenvolveu o seu plano de promoção, em toda a sua extensão, «atingindo execuções plenas daquilo que foi previsto».

«Os resultados turísticos começaram a surgir e a confirmar que a nossa aposta foi certeira, com vista à antecipação da recuperação económica da nossa Região»; concluiu.


Anexos

Descritores