Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Governo Regional assinala Dia da Região com 4 dias de comemorações

Este ano, serão agraciadas 6 personalidades, nomeadamente: a estilista Fátima Lopes, os empresários José Leitão, João Correia e António Beirão, o pintor e escultor Gabriel Motta e a médica Maria da Graça de Andrade. 23-06-2022 Inclusão Social e Cidadania
Governo Regional assinala Dia da Região com 4 dias de comemorações

O Governo Regional assinala as comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses com 4 dias de concertos na Praça do Povo, a cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses e Missa TeDeum.

 

Em 2022, no ano em que as comemorações retomam o seu formato habitual, a Praça do Povo, na cidade do Funchal, recebe 4 concertos comemorativos, nos dias 28, 29 e 30 de junho, culminando, no dia 1 de julho, com o concerto da Orquestra Clássica da Madeira.

 

No dia 28 de junho, sobem ao palco, pelas 21h30, 4 jovens artistas madeirenses, acompanhados pela Banda Municipal do Funchal. Laura Silva, Tiago Sena Silva, Beatriz Caboz e Júlia Ochôa interpretam vários temas regionais, nacionais e estrangeiros, acompanhados pela Banda Municipal.

 

Dia 29, à mesma hora, será possível assistir à atuação da Orquestra de Jazz do Funchal, com a participação de Sofia Almeida.

No dia 30, é a vez de assistir ao concerto da Orquestra Académica e Coros do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Peter Clode.

 

Já no dia 1 de julho, Dia da Região, terá lugar o concerto com a Orquestra Clássica da Madeira, que encerra as comemorações.

Neste mesmo dia, pelas 12 horas, na Sala Azul do Centro de Congressos da Madeira, realiza-se a cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses, que visa prestar a devida homenagem a personalidades que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou serviços prestados à Região, através da imposição das insígnias autonómicas de distinção e bons serviços. 

 

A Insígnia Autonómica de Distinção será atribuída a Fátima Lopes, estilista madeirense reconhecida internacionalmente. 

 

A Insígnia Autonómica de Bons Serviços será atribuída a António Beirão, Graça Andrade, João Correia, José dos Reis Leão e Gabriel João Pontes Motta.

  

Pelas 18 horas, será celebrada a missa Te Deum, na Sé Catedral do Funchal, presidida pelo Bispo D. Nuno Brás.

 

As comemorações do Dia da Região encerram com o concerto da Orquestra Clássica da Madeira.