Pesquisar

Teófilo Cunha participa nas festividades da Nossa Senhora da Piedade no Caniçal

No passado sábado, o Secretário Regional de Mar e Pescas, em representação de sua excelência o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, participou nas comemorações em honra da Nossa Senhora da Piedade, na freguesia do Caniçal. 21-09-2022 Mar e Pescas
Teófilo Cunha participa nas festividades da Nossa Senhora da Piedade no Caniçal

Dita a lenda que um grupo de pescadores, numa situação de aflição em alto mar, prometeu erguer uma capela a Nossa Senhora da Piedade, caso se salvassem à morte. A Santa salvou-os, impedindo assim que o mar os levasse. Desta forma, o grupo de pescadores, cumprindo a promessa, escolheu o primeiro monte que se avista do Caniçal para a construção da mesma. 


Deste então, a tradicional Festa da Nossa Senhora da Piedade, celebra-se na freguesia do Caniçal, repetindo-se todos os anos no terceiro fim de semana do mês de setembro. 


Esta celebração religiosa, conta com a participação de milhares de pessoas, entre os quais residentes, pescadores e armadores daquela localidade, bem como visitantes provenientes de toda a ilha. 


Esta é uma festividade que está associada a uma profunda veneração e homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira dos pescadores, bem como momento marcante para o cumprimento de promessas realizadas ao longo de todo o ano.

 
Dita a tradição que no sábado os peregrinos vão buscar a imagem de Nossa Senhora à capela que está no cimo do monte, de maneira a que esta pernoite na igreja matriz do Caniçal.


No domingo, após a tradicional missa, é realizada uma procissão de barco, através da qual os peregrinos voltam a repor a imagem na capela de Nossa Senhora da Piedade. 

 


Anexos

Descritores

Mar
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.