Pesquisar

A Vacinação contra a Gripe é Sazonal, agora a Vacinação contra a COVID-19 também!

Iniciou-se a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que decorre desde setembro com a vacinação de utentes institucionalizados e profissionais de instituições de saúde e sociais, e que agora se expande a toda a população-alvo, num regime de porta aberta. 04-10-2022 Saúde e Proteção Civil
A Vacinação contra a Gripe é Sazonal, agora a Vacinação contra a COVID-19 também!

Ontem, 3 de outubro de 2022, nos Centros de Saúde da Região Autónoma da Madeira (RAM) iniciou-se a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que decorre desde setembro com a vacinação de utentes institucionalizados e profissionais de instituições de saúde e sociais, e que agora se expande a toda a população-alvo, num regime de porta aberta.

 

Apesar de se identificarem, em cada Centro de Saúde, os dias e horários preferenciais para a Vacinação contra a Gripe, o objetivo é que as portas estejam abertas a todos os interessados e que todas as oportunidades sejam utilizadas para garantir uma vacinação segura e rápida.

 

Com um histórico de mais de 20 anos na RAM, a Vacinação contra a Gripe é Sazonal porque a imunidade conferida pela vacina fornece uma proteção temporária, que se pretende que defenda a pessoas durante o período de Inverno, fase em que o vírus da Gripe circula com maior facilidade.

 

Depois de, em 2021-22, se administrarem cerca de 52000 vacinas e se atingir uma cobertura vacinal de 69% na população com 65 e mais anos, esta época a campanha pretende alcançar ainda mais pessoas.

 

Este ano, a Direção Regional da Saúde definiu com alvo da campanha os seguintes grupos:

(1) Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos;

(2) Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade;

(3) Grávidas;

(4) Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados; e

(5) outras pessoas em contextos específicos, como são exemplo os residentes em instituições, internados em Unidades de Saúde e apoiados no domicílio por equipas de saúde e por outros serviços de apoio domiciliário, reclusos, forças de segurança, profissionais da educação pré-escolar, e profissionais dos tribunais e conservatórias.

 

À data, foram já administradas cerca de 7500 vacinas. A salientar que, pela primeira vez, temos disponível uma vacina contra a gripe com dose elevada, destinada a conferir uma proteção adicional em pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida. Esta vacina foi já administrada a 730 pessoas idosas institucionalizadas.

 

Outra novidade da campanha de 2022-23 é que a vacinação decorre em simultâneo com a Vacinação Sazonal COVID-19, nos Centros de Saúde concelhios ou com maior dimensão.

 

Estas duas vacinas sazonais, contra a Gripe e contra a COVID-19, podem ser administradas no mesmo momento, sendo consensual que a vacinação é segura e igualmente eficaz.

 

Como o vírus da Gripe, também o vírus SARS-CoV-2 sofre modificações ao longo do tempo e a proteção conferida pela infeção e pelas vacinas é temporária. Por esta razão, está agora disponível o reforço sazonal, com uma vacina adaptada à variante do vírus mais recente. Esta vacina inclui na sua composição, não só uma componente das vacinas originais, que tem como alvo a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2, como também uma outra componente para a produção de anticorpos para a variante Ómicron.

 

Esta vacina é aplicada apenas como reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e com a última toma há pelo menos três meses.

 

A Gripe e a COVID-19 são duas doenças causadas por vírus respiratórios, que têm um grande impacto na saúde das populações, e em particular das pessoas mais vulneráveis, que têm maior risco de complicações.

 

A vacinação é melhor forma de prevenção, preparando o sistema imunitário para responder de forma mais eficaz aos agentes infeciosos, prevenindo infeções, mas principalmente evitando a doença grave e a mortalidade associada a estas doenças. Limitar a disseminação destes vírus é muito importante, para evitar que a doença atinja os mais vulneráveis e tenha este desfecho.

 

Por isso, a vacinação é importante para a proteção individual, mas também para proteção de todos. Esta nota alinha-se com o desafio lançado à nossa população nos últimos anos, de ser agente de saúde pública. Esta é uma noção que acreditamos fazer já parte da cultura da nossa população, pelo que se espera uma boa adesão às campanhas de Vacinação Sazonal contra Gripe e contra a COVID-19.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.