Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

Pedro Ramos presidiu à cerimónia de entrega das placas de Acreditação da Qualidade a quatro Serviços do SESARAM

Na ocasião, Pedro Ramos agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos neste processo de acreditação da qualidade que, a par da sua atividade no dia a dia, dedicam-se a este projeto da certificação “mais uma garantia da qualidade e diferenciação dos serviços prestados na RAM”.  23-11-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos presidiu à cerimónia de entrega das placas de Acreditação da Qualidade a quatro Serviços do SESARAM

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à cerimónia de entrega das placas de Acreditação da Qualidade aos quatro Serviços do SESARAM, EPERAM, acreditados em maio de 2022, pela Direção Geral de Saúde, com base no Modelo de Certificação ACSA Internacional, a saber: Serviço de Urologia, Serviço de Nefrologia, Centro de Saúde de Câmara de Lobos e Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim (Porto Santo). 

 

Na ocasião, Pedro Ramos agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos neste processo de acreditação da qualidade que, a par da sua atividade no dia a dia, dedicam-se a este projeto da certificação “mais uma garantia da qualidade e diferenciação dos serviços prestados na RAM”. 

 

O governante lembrou que o Serviço Regional de Saúde iniciou o trajeto da qualidade há vários anos, com a celebração de um protocolo com o King´s Fund (Health Quality Service), mais tarde, Casper Healthcare Knowledge Systems (CHKS) que conferiu a acreditação da qualidade do Hospital Central do Funchal na sua globalidade. Recordou ainda que o modelo de Certificação ACSA Internacional, desenvolvido pela Agência de Qualidade da Saúde da Andaluzia, foi adotado em 2012, dando continuidade ao projeto da qualidade “hoje mais quatro serviços vão receber a placa da Acreditação da Qualidade”, ao todo são já 22 os serviços acreditados e em processo de acreditação, nomeadamente:

 

Serviços/Unidades Hospitalares: Anestesiologia; Medicina Intensiva; Ginecologia/Obstetrícia; Cirurgia Cardiotorácica; Patologia Clínica; Cardiologia; Serviço de Sangue e Medicina Transfusional; Pediatria; Cirurgia Pediátrica; Nefrologia; Urologia; Bloco Operatório e Unidade de Cuidados Paliativos.

 

Centros de Saúde: Ribeira Brava; Caniço; Machico; Santo António; Câmara de Lobos e Porto Santo.

 

Unidades em início de processo de certificação: Centro de Saúde do Bom Jesus; Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas (Nazaré); Unidade de Saúde Familiar “Novo Sol” e Unidade do Doente Frágil.

 

A cerimónia de entrega das placas da Acreditação da Qualidade aos dois serviços hospitalares e dois centros de saúde decorreu no dia 23 de novembro, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde marcaram presença, entre outras entidades, o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, a enfermeira supervisora e auditora no modelo de certificação do Ministério da Saúde, do Departamento da Qualidade na Saúde, responsável pelos processos de certificação do SESARAM, Gorete Freitas, o diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, o presidente do IASAÚDE, Bruno Freitas, os órgãos de Direção do SESARAM e os profissionais envolvidos nos projetos de acreditação.