Pesquisar

Albuquerque recebeu exemplar de Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso (1586 – 1590)

Obra inédita, publicada a partir do manuscrito original, assinala os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso 24-11-2022 Presidência
Albuquerque recebeu exemplar de Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso (1586 – 1590)

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebeu ontem, quarta-feira, entregue em mãos pelo sócio-gerente da Grupo Publiçor, Ernesto Resendes, – que detém a editora Letras Lavadas – um dos 500 exemplares de Saudades da Terra, de Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, 1522 – Ribeira Grande, 1591).

O Chefe do Governo, assim como os Presidentes de Portugal e Cabo Verde e das Regiões Autónomas dos Açores e das Canárias, assina uma mensagem introdutória nesta obra inédita e de valor incomensurável, que reproduz o manuscrito original das Saudades da Terra (1586 – 1590), em códice depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A obra, considerada por muitos, como o mais importante repositório de História das ilhas da Macaronésia no limiar do séc. XVI – Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde –, e de informação acerca do quotidiano das suas gentes, das suas tradições, usos e costumes.

Saudades da Terra é uma obra composta por seis livros – I História de Cabo Verde e das Canárias; II História da Madeira; III História de Santa Maria; IV História de São Miguel; V História dos Dois Amigos – novela; VI História das Ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa, Flores e Corvo – , perfazendo 1.184 páginas, assinalando os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.