Pesquisar

Pedro Ramos sublinha importância da prevenção dos comportamentos de risco como forma de debelar o VIH

Atualmente estão em tratamento 239 doentes e, desde há 30 anos, existem 756 doentes registados com o VIH na RAM. 30-11-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos sublinha importância da prevenção dos comportamentos de risco como forma de debelar o VIH

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na cerimónia de abertura do Seminário: “Acabar com as desigualdades. Acabar com a SIDA - Debater estratégias de combate e prevenção de doenças comportamentais”, organizado pela Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa - A Comunidade Contra a SIDA, no dia 29 de novembro, no auditório do Museu de Eletricidade, no Funchal.

 

Na ocasião, o governante apresentou alguns números e recordou os investimentos realizados nesta área na Região Autónoma da Madeira. Atualmente estão em tratamento 239 doentes e, desde há 30 anos, existem 756 doentes registados com o VIH na RAM (Vide Boletim Vigilância Epidemiológica da Infeção por VIH/SIDA na RAM, disponível aqui).

Em termos de investimento, o responsável apontou que, este ano, os tratamentos de doenças infecciosas já atingem os 2,7 milhões de euros e que, nos últimos anos, o valor foi superior, tendo ascendido os 3,2 milhões em cada ano.

 

Perante uma grande plateia de jovens, Pedro Ramos focou a sua intervenção na importância da prevenção dos comportamentos considerados de risco para “continuarmos a debelar” o VIH. Apesar dos tratamentos serem cada vez mais eficazes, o responsável pela tutela da Saúde apontou para a importância da existência de uma vacina para conseguir eliminar o VIH na sua totalidade “o VIH já existe na RAM há 30 anos, já foi mais difícil controlá-lo (...) neste momento, precisamos apenas de uma vacina para eliminá-lo completamente”, “as investigações continuam a nível das multinacionais terapêuticas e esperamos que existam cada vez mais soluções definitivas para o controle desta doença”, acrescentou.

 

Pedro Ramos dirigiu uma palavra de agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Fundação Portuguesa Contra a SIDA e sua delegação Regional “a atividade destas Fundações é muito importante e complementa o trabalho desenvolvido no âmbito das medidas e estratégias políticas da Saúde na RAM”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.