Pesquisar

RAM prevê eliminar as hepatites virais até 2026

O SESARAM, EPERAM, foi a primeira organização pública portuguesa selecionada para desenvolver o Programa FOCUS, foi implementado na RAM em 2019, com o apoio da Gilead Sciences, com o grande objetivo de eliminar as hepatites virais na RAM até 2030 e prevê-se que a RAM atinja esse objetivo até 2026. 30-11-2022 Saúde e Proteção Civil
RAM prevê eliminar as hepatites virais até 2026

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na cerimónia de abertura do Colóquio da Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA) “Eliminar o VIH, é possível”, no dia 30 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

 

Na sua intervenção, Pedro Ramos, destacou a importância da implementação do Programa FOCUS na Região Autónoma da Madeira, um programa que prevê a eliminação das hepatites virais e da transmissão do VIH na RAM. De referir que até à data, este programa já permitiu a realização de 38.474 rastreios das hepatites virais e VIH na RAM.

 

Recorde-se que o SESARAM, EPERAM, foi a primeira organização pública portuguesa selecionada para desenvolver o Programa FOCUS, foi implementado na RAM em 2019, com o apoio da Gilead Sciences, com o grande objetivo de eliminar as hepatites virais na RAM até 2030 e prevê-se que a RAM atinja esse objetivo até 2026.

 

Refira-se que foi formalizado no dia 29 de novembro, nas instalações da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, a renovação do apoio da Gilead para a continuidade deste projeto na RAM por mais um ano.

 

O Colóquio da Comissão Regional de Luta Contra a SIDA (CRLCSIDA) “Eliminar o VIH, é possível” decorreu no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, assinalado no dia 1 de dezembro. Este ano, sob o mote “Equalize", a comemoração deste dia pretende apelar a todos os cidadãos que se envolvam ativamente em ações práticas necessárias para combater as desigualdades e ajudar a acabar com a SIDA. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.