Pesquisar

Canalização do ribeiro da Achada é crucial para a proteção de pessoas e habitações do Curral

O presidente do Governo Regional sublinhou hoje a importância da regularização e canalização do ribeiro da Achada, no Curral das Freiras, para a segurança das pessoas e bens do núcleo mais central da freguesia. 15-03-2023 Presidência
Canalização do ribeiro da Achada é crucial para a proteção de pessoas e habitações do Curral

Miguel Albuquerque visitou hoje a obra, um investimento de 1,4 milhões de euros, sublinhando que esta empreitada complementa uma outra, concluída no final do ano passado, na ordem dos 4 milhões de euros: a da consolidação do talude do Colmeal. Ambas visam o reforço da segurança e proteção das populações face às calamidades naturais.

Questionado pelos jornalistas, Miguel Albuquerque explicou que a obra de canalização e regularização do ribeiro da Achada é um compromisso do seu Governo e era uma grande preocupação dos habitantes do centro da vila do Curral das Freiras.

«Esta zona foi completamente devastada aquando do 20 de fevereiro e esta obra implicou a canalização deste curso de água, que era muito perigoso, arranjando as muralhas e construindo várias estruturas de modo a fazer diminuir a força das águas», explicou.

Por outro lado, lembra que se aproveitou também para reformular um arruamento, de modo a garantir uma melhor acessibilidade automóvel à população da zona.

O governante realçou ainda tratar-se de uma obra que foi inserida na Lei de Meios. «Pensamos que esta obra vem corresponder à solução para as preocupações dos residentes aqui

A empreitada incluiu a construção de muros de canalização da ribeira em ambas as margens, numa extensão aproximada de 350 metros, ficando garantida uma melhor proteção dos terrenos e moradias junto ao ribeiro, tendo sido igualmente regularizado o leito do ribeiro, garantido uma inclinação máxima de 3 %, evitando-se velocidades de transporte elevadas.

Na margem esquerda do ribeiro foi construído um arruamento, com cerca de 270 metros de comprimento e uma largura de 4,0 metros, que permite uma melhor operacionalidade para as intervenções de limpeza e manutenção do canal, assim como o acesso aos terrenos confinantes. Foram igualmente executados pontões, para permitir as acessibilidades aos terrenos na margem direita do ribeiro.

Foram ainda executadas infraestruturas de rede de iluminação, rede residual, rede de abastecimento de água potável, rede de incêndio e rede de telecomunicações.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.