Pesquisar

Requalificação Museológica do Forte de São Filipe e Largo do Pelourinho concluída no verão

A intervenção irá promover o património cultural. Toda a área das muralhas e forte, que compunham o histórico sistema defensivo da cidade, ficará coberta e protegida, permitindo criar um núcleo museológico. 17-03-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Requalificação Museológica do Forte de São Filipe e Largo do Pelourinho concluída no verão

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitaram ontem as obras de Reabilitação e Requalificação Museológica do Forte de São Filipe e Largo do Pelourinho. Após a intervenção que deixou a descoberto as ruínas do Forte de São Filipe, o espaço, que se encontra em vias de classificação como Sítio de Interesse Público, apresentava-se dissonante com a envolvente. Com esta proposta, que abrange uma área de 2840 m2, pretende-se que o mesmo possa ser visitado e tenha um caráter dignificante que uma zona desta natureza deve ter, para que a população local e os turistas possam visitar todos os vestígios arqueológicos do local.

 

A configuração do Largo do Pelourinho resultou num espaço quase enterrado e à margem da dinâmica urbana, já que a sua forma não permitia uma franca relação com o espaço público envolvente. Assim, será criado um espaço único, com características de praça, no Largo do Pelourinho, que adquire uma nova dimensão e recupera a sua importância, promovendo a continuidade da corrente citadina entre a Rua Direita e a Travessa da Malta, à cota baixa, e a Praça da Autonomia, à cota superior.

 

Paralelamente a esta nova dimensão espacial do Largo do Pelourinho, a intervenção irá promover o património cultural. Toda a área das muralhas e forte, que compunham o histórico sistema defensivo da cidade, ficará coberta e protegida, permitindo criar um núcleo museológico.

 

O museu será desenvolvido num só piso, concebido sobre toda a estrutura geral das ruínas, sem intervir nas ruínas mestras. O acesso ao museu é feito diretamente pelo Largo do Pelourinho, com um sistema de fachada cortina. Na área de intervenção das ruínas foi acrescentado um passadiço central. Este novo passadiço, com uma estrutura em perfil metálico, é suspenso e fica localizado sob a claraboia, criando assim uma circulação mais eficaz em todo o Museu, e amplificando as possibilidades de visualizar todo o perímetro das ruínas e as peças expostas.

 

A cobertura do museu é uma praça que interligará o largo do Pelourinho à Praça de Autonomia, promovendo vida e dinâmicas e devolvendo à cidade este espaço.

 

O desenho proposto para a praça, em anfiteatro, vem possibilitar a dinamização da área para eventos de índole cultural.

 

Para conter esta zona e torná-la mais acolhedora, foi ainda estabelecido um eixo verde de separação, a poente, reforçando a presença de vegetação nesta área da cidade.

 

A obra teve início no mês de agosto de 2022, prevendo-se a conclusão de todos os trabalhos até agosto de 2023.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.