Pesquisar

Estradas antigas iluminação pública sustentável e 5G nos túneis

O presidente do Governo Regional revelou hoje que já foram requalificados mais de 120 km de estradas regionais antigas, obras que estão a ser realizadas ao abrigo do nosso Plano de ação de mobilidade Urbana Sustentável. Neste âmbito, Miguel Albuquerque anunciou ainda a adaptação das instalações de iluminação pública para tecnologia LED, mais eficientes, com menor consumo de energia e com maior durabilidade, num investimento total de 1,35 milhões de Euros, num total de 16,3 Km de túneis. 31-05-2023 Presidência
Estradas antigas iluminação pública sustentável e 5G nos túneis

Seguir-se-á, anunciou, a iluminação dos troços a céu aberto das vias rápidas e via-expresso, equipando-os com aparelhos de iluminação mais eficientes e de fluxo regulável, o que representa, acentuou, «mais um passo importante na redução dos consumos de energia e desde logo para a descarbonização». 

Lembrando que a rede viária regional integra mais de 150 túneis, numa extensão de 100 km, o governante explicou que será aproveitado o Plano de Recuperação e Resiliência para construir infraestrutura 5G nos túneis da rede viária regional com uma dotação de 10 Milhões, sendo que as duas primeiras empreitadas – 1,2 Milhões de Euros, vão para o terreno já este semestre, abrangendo os túneis João Abel de Freitas e Marmeleiros e o túnel da Ponta do Sol/Madalena do Mar.

Segundo Miguel Albuquerque, «este projeto permitirá garantir a continuidade de cobertura do serviço móvel de rede no interior dos túneis, nos itinerários principais».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.