Pesquisar

“A literacia contribui para a melhoria da sustentabilidade do Sistema de Saúde e aumenta a responsabilidade dos cidadãos”

A Semana da Saúde “Missão Ilhafarma - A sua Saúde, a Nossa Missão” promove um conjunto de atividades de prevenção da doença e promoção da saúde, nomeadamente o rastreio de risco cardiovascular, atividades físicas, caminhada solidária e, ainda, um espaço dedicado a atividades para os “mais pequenos”, com mini-basquetebol, ténis de mesa, insufláveis e uma mini-farmácia. 11-05-2024 Saúde e Proteção Civil
“A literacia contribui para a melhoria da sustentabilidade do Sistema de Saúde e aumenta a responsabilidade dos cidadãos”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve presente hoje, dia 11 de maio, na Cerimónia de Abertura da Semana da Saúde, promovida pela Farmácia do Caniço no âmbito da Missão Ilhafarma, no Largo Padre Lomelino, no Caniço. 

 

Acompanhado pelo farmacêutico Bruno Olim, líder do projeto, e das demais entidades presentes, Pedro Ramos visitou os stands e destacou a importância deste tipo de atividades para a saúde e bem-estar da população. Tendo por base a mensagem da OMS para o Dia Mundial da Saúde deste ano “Minha Saúde, Meu Direito”, o responsável salientou que todos temos direito à Saúde, mas que também temos o dever de cuidar da nossa Saúde. Nesta senda, Pedro Ramos afirmou que “a literacia contribui para a melhoria da sustentabilidade do Sistema de Saúde e aumenta a responsabilidade dos cidadãos que, devidamente informados, sabem e conseguem perceber a importância de alterar comportamentos e de eliminar fatores de risco para ter mais saúde e bem-estar”.

 

O mês de maio é tradicionalmente associado ao mês do coração, e as doenças cardiovasculares continuam a ser a primeira causa de morte em Portugal. Nesse sentido, a Semana da Saúde “Missão Ilhafarma - A sua Saúde, a Nossa Missão” promove um conjunto de atividades de prevenção da doença e promoção da saúde, nomeadamente o rastreio de risco cardiovascular, atividades físicas, caminhada solidária e, ainda, um espaço dedicado a atividades para os “mais pequenos”, com mini-basquetebol, ténis de mesa, insufláveis e uma mini-farmácia.

 

Esta iniciativa, aberta à comunidade em geral, começou no dia 9 de maio e termina na próxima quinta-feira, dia 16 de maio.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.