Pesquisar

Montado do Pereiro recebe acampamento com 900 escuteiros

O Montado do Pereiro foi o local escolhido para receber, durante uma semana, o acampamento regional que vai reunir 900 escuteiros e que conta com o apoio da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude (SRIJ), através da Direção Regional de Juventude (DRJ). 14-05-2024 Inclusão e Juventude
Montado do Pereiro recebe acampamento com 900 escuteiros

Esta atividade está de regresso após oito anos de interregno e insere-se no programa do XXXIV ACAREG promovido pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), sendo um evento de âmbito nacional que congrega o movimento escutista de todo o país e regiões autónomas e que é apoiado, com 45 mil euros, pelo Governo Regional através do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem.

 

O contrato-programa para financiamento deste evento foi, hoje, assinado, no auditório da SRIJ, sob a presença da secretária com a tutela da Juventude, Ana Sousa, do diretor regional de Juventude, André Alves, e da chefe regional do CNE, Telma Spínola.

 

Durante a cerimónia, Ana Sousa recordou o propósito do movimento de Escutas e “a importância da transmissão de valores como o espírito de entreajuda, o envolvimento comunitário, a prática do voluntariado, e a promoção de valores de cidadania e de solidariedade entre os jovens”.

 

No Montado do Pereiro, os escuteiros vão poder participar em atividades de campo, ateliers, jogos e outras atividades direcionadas para a educação ambiental, a conservação da natureza, a do património histórico e cultural e a aquisição de competências.

 

Mais de mil escuteiros e 16 agrupamentos na RAM.

 

O Corpo Nacional de Escutas assume como como missão “contribuir para a educação dos jovens, através de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escutista” cujo propósito é ajudar “a construir um mundo melhor, onde as pessoas são realizadas enquanto indivíduos e desempenham um papel construtivo na sociedade”.

 

Este movimento escutista teve o seu início na Madeira no ano de 1928, contando atualmente com cerca de 1079 associados, dos quais 82% têm idade até 30 anos, distribuídos por 16 agrupamentos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente nos concelhos do Funchal, Santa Cruz, Machico, Câmara de Lobos, Calheta e Porto Santo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.