Pesquisar

Paula Cabaço defende reforço das parcerias na área da Cultura

Em nome do maior conhecimento e partilha da nossa história 18-07-2019 Turismo e Cultura
Paula Cabaço defende reforço das parcerias na área da Cultura

«As parcerias na área da cultura, tendentes a reforçar o conhecimento acerca da nossa história e evolução, são para continuar e aprofundar no futuro». A garantia foi deixada, ontem, pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, na apresentação do Livro “Memória e identidade Insular – Religiosidade, Festividades e Turismo, nos Arquipélagos da Madeira e Açores”, uma obra que resulta, precisamente, da colaboração entre o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Viera (CEHA) e o Centro de Humanidades, com ligações à Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores.

Ocasião em que a governante valorizou, também, a importância da maior aproximação entre os arquipélagos da Madeira e dos Açores, de modo a «aprofundar o conhecimento acerca de realidades insulares que têm pontos em comum e, também, ligações que devem ser conhecidas, partilhadas e, também, projetadas para o futuro».

A obra, apresentada pela professora catedrática Maria Beatriz Pinto de Sousa Amorim Rocha-Trindade, detentora de um vasto trabalho, sobretudo, no campo das migrações internacionais, esteve recentemente em destaque, no II Colóquio de “Memória e Identidade Insular”, que se realizou entre os dias 1 e 5 de julho, no Arquipélago dos Açores.

Refira-se que o livro “Memória e identidade insular – Religiosidade, Festividades e Turismo, nos Arquipélagos da Madeira e Açores” foi coordenado pelo investigador madeirense do CHAM, Duarte Chaves, autor que já ganhou o Prémio Lusitânia – História de Portugal e reúne textos de cerca de 40 investigadores, de várias universidades, tendo este «trabalho em rede, de diálogo alargado entre várias áreas da investigação» sido elogiado por Paula Cabaço, dado contribuir não só para «o crescimento do saber», como também para um melhor conhecimento sobre a história insular.

Refira-se ainda que esta obra abre com um caderno especial “In Memoriam” ao Professor Doutor Alberto Vieira, estando organizada em cinco grandes núcleos: o primeiro dedicado ao Turismo, cultura e religião – Dimensões locais e Diáspora; o segundo sobre Arte, Devoção e fé - Contributos para a preservação da memória coletiva; o terceiro que abrange a Devoção, as Tradições e a Identidade; o quarto dedicado à Literatura, as viagens e aos viajantes e, finalmente, o quinto, com um último capítulo intitulado “Para um roteiro do património insular construído”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.