Pesquisar

As levadas transportam a História da Região

Assinatura do contrato de depósito da Associação da Levada dos Piornais 21-02-2020 Turismo e Cultura
As levadas transportam a História da Região

O secretário regional do Turismo e Cultura esteve esta manhã de sexta-feira, no Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, para a assinatura do contrato de depósito da Associação da Levada dos Piornais.

Para Eduardo Jesus, este ato dá continuidade a um conjunto crescente de doações que têm vindo a ser feitas, quer por entidades, famílias e associações, entre outras, que depositam  os espólios e arquivos, o que revela confiança no ABM : “ O Arquivo e Biblioteca da Madeira, em todos os momentos que há uma doação, está a ser lembrado, está a ser homenageado e a ser reconhecido”.

O secretário regional de Turismo e Cultura, fez questão de agradecer aos colaboradores do ABM e à nova direção regional, o trabalho que está a ser desenvolvido e destacou a importância deste contrato de depósito, reforçando que “ ao merecermos a confiança através deste depósito, poderemos estar  a iniciar um processo de uma riqueza extraordinária: de concentrar também aqui no ABM, muitas outras histórias das levadas, que só por si, contam uma boa parte da História desta nossa região, sendo que a Associação da Levada dos Piornais é o primeira a dar este passo.

A documentação, que engloba livros de atas, plantas registos de distribuição de água, entre outros, num total de 55 livros e 10 caixas, é para Eduardo Jesus de “uma riqueza extraordinária:  as levadas transportam uma história que não se esgota só na construção, na expansão. A dimensão das levadas é acima de tudo uma dimensão humana: foi a presença humana que permitiu, mas é a presença humana que as mantém e as faz perpetuar”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.