Pesquisar

Governo Regional assinala a Festa de São Cristóvão a 30 de maio

Solar de São Cristóvão apresenta exposição virtual 27-05-2020 Turismo e Cultura
Governo Regional assinala a Festa de São Cristóvão a 30 de maio

O Solar de São Cristóvão, tutelado pelo Governo Regional, prepara-se para assinalar a Festa de S. Cristóvão, a 30 de maio, com uma exposição virtual.

Desde o século XVII que, no fim do mês de maio ou no início de junho, se realizam romagens e festas em Machico em homenagem a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e dos viajantes. A procissão percorre as ruas da cidade de Machico, à qual se vão juntando as pessoas por onde passa.

Este ano, na impossibilidade da realização da Festa de S. Cristóvão, devido à situação atual de pandemia, o Solar de São Cristóvão apresenta uma exposição virtual, onde pode ser revisitada a Capela, recordar a procissão, e a tão tradicional bênção dos automóveis.

Segundo a tradição, nos dias antecedentes à festa, a capela é enfeitada com flores da época e o espaço exterior é ornamentado com bandeiras, arcos de verdura e flores.

Na véspera, à noite, a fronte da capela é iluminada com cordões de luzes que se desdobram em gambiarras ao longo dos caminhos do Solar. Realiza-se a Eucaristia acompanhada pelo Coro que anima a cerimónia e, posteriormente, a animação continua na rua com grupos de música tradicional de arraial. 

No espaço da festa, convivem, lado a lado, o profano e o religioso, num conjunto de rituais que o povo continua a preservar e que é vivido também pelos jovens, seguindo assim, a tradição dos mais velhos.

No dia da festa, após a missa, sai a procissão em cortejo automóvel percorrendo as ruas de Machico, com muitas pessoas a assistirem pelo percurso, atirando flores e admirando o carro que leva o santo, ornamentado com flores. 

Após a procissão, realiza-se a bênção de todos os automóveis e é oferecida uma pequena recordação.

No próximo dia 30 de maio às 10h00, o Solar de São Cristóvão apresenta, uma viagem a uma devoção ímpar a S. Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e dos viajantes, através de uma exposição virtual de fotografia.

Secretário Regional de Turismo e Cultura, recordou que o Solar de São Cristóvão e respetiva capela, foram alvo de recuperação, por parte do Governo Regional, um investimento orçado em 100 mil euros, e com exceção do período de 13 de março a 13 de maio, altura em que os museus estiveram encerrados, tem estado aberto ao público, desde 2019, com entrada gratuita”.

A capelinha de São Cristóvão é “objeto de devoção das populações locais, e o Solar representa,  não só mais um motivo de atração para residentes da Região Autónoma, bem como dos  turistas que voltarão à Madeira” recordando  também que o referido solar “ tem mantido uma ligação  às escolas, aos estudiosos, pelo acervo que a Biblioteca de Carlos Cristóvão possui”.

“A exposição virtual da Festa de São Cristóvão, vem assim, proporcionar, não só ao concelho de Machico, mas ao público em geral,  o reviver desta tradição e de certa forma, marcar a festividade, através de imagens que recuperam a procissão e a tão tradicional bênção dos automóveis” , conclui Eduardo Jesus.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.