Pesquisar

"Cultura é prioridade para o Governo Regional"

Secretário Regional visitou trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal 25-09-2020 Turismo e Cultura
  "Cultura é prioridade para o Governo Regional"

O Secretário Regional de Turismo e Cultura visitou esta sexta-feira os trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal, no dia em que se assinalam as Jornadas Europeias do Património.

“Trata-se de um teto com caraterísticas que fazem dele o maior deste tipo em Portugal, com um valor histórico bastante grande, com mais de 500 anos e que sofre agora uma intervenção profunda, no sentido  do seu restauro e  manutenção e poder apresentar-se da forma como foi instalado há 5 séculos. É uma intervenção que acontece na sequência de outras que foram sendo feitas na Sé e onde o Governo Regional esteve envolvido desde a primeira hora, primeiro na substituição de todos os telhados e caleiras, depois na reconstrução e restauro do retábulo da Sé, uma obra monumental e agora o teto. As obras de conservação e restauro serão posteriormente complementadas com iluminação própria, cujo concurso lançamos já esta semana para essa fase, e que, no conjunto, fará desta intervenção, a rondar 1,3 milhões de euros, e que decorrerá até meados do próximo ano”, referiu Eduardo Jesus.

O governante referiu-se à conclusão desta intervenção, que, mercê da pandemia, fez parar as equipas, alongando o prazo cerca de mais três meses. Refira-se que as equipas são multidisciplinares e constituídas por elementos portugueses e espanhóis e que os trabalhos estarão concluídos em 2021.

 

Eduardo Jesus, considera que este é um momento bastante particular no património imóvel da Região Autónoma da Madeira. “Estamos com várias frentes de intervenção, que demonstram bem o empenho e a prioridade que é dada pelo Governo Regional a esta intervenção na Cultura, fazendo aqui nota do trabalho que está também a ser feito no Convento de Santa Clara”, que adiantou ser “ a  expressão do interesse na preservação do património que tem a haver com a política seguida pelo atual Governo Regional que vem naturalmente dar essa expressão, mas reconhecer que este Património, por si, significa  muito, quer na História da Região Autónoma da Madeira quer também para toda a população que dele pode usufruir”.

 

Recorde-se que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura promove a 28 deste mês, às 15h00, a apresentação online dos trabalhos de conservação e restauro dos tetos mudéjares, e no dia 29, visitas guiadas entre as 12h00 e as 17h00, para pequenos grupos de cada vez.

A participação nas visitas guiadas é gratuita sendo necessário realizar uma inscrição através do e-mail: daraver.drc@gmail.com.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.