Pesquisar

Madeira vai ter helicóptero todo o ano

Miguel Albuquerque anunciou hoje que a Região terá permanentemente helicóptero de combate aos fogos, já a partir de junho de 2021. 26-09-2020 Presidência
Madeira vai ter helicóptero todo o ano

A Madeira vai ter um helicóptero de combate aos fogos florestais durante todo o ano. A partir de junho do próximo ano, haverá meio aéreo em permanência na Região. A garantia foi deixada hoje pelo presidente do Governo Regional.
Miguel Albuquerque falava durante uma visita que fez hoje ao centro de treinos para resgate e socorro em teleféricos, localizado na Proteção Civil da Madeira e que entrou agora ao serviço.
O líder madeirense lembrou que o pior incêndio deste ano, até à data, aconteceu na Ponta do Pargo, em fevereiro, ou seja, em pleno inverno. Com estas alterações climáticas, «é importante dotar a Região de helicóptero o ano todo», disse.
Serão alocados para o efeito cerca de dois milhões de euros, perfeitamente justificáveis, como defendeu o presidente do Governo Regional: «O que são dois milhões de euros para a eficácia que o helicóptero tem mostrado na salvaguarda do património e das vidas da Região?»,
Reforçando tratar-se de um verba muito bem aplicada, Miguel Albuquerque diz que a Região só lamenta que tal montante não seja assumido pelo Estado, já que nos termos da Constituição compete ao Estado assumir esses custos e essas funções.
«Como o Estado e o Governo em Portugal não cumprem com a Constituição, nós mais uma vez somos discriminados. Mas, não podemos estar à espera nem do Governo nem da República para resolver os problemas da Madeira», afirmou.
O presidente do Governo Regional recorda que a Madeira já fez várias diligências para que fosse o Estado a assumir, mas diz que isso tem esbarrado na vontade contrária das Esquerdas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.