Pesquisar

Celebrar John Dos Passos

50 anos do desaparecimento de John Dos Passos 28-09-2020 Turismo e Cultura
Celebrar John Dos Passos

'O Centro Cultural John Dos Passos está a preparar o primeiro volume de uma linha editorial própria com os contributos, em edição bilingue, do Congresso Internacional “John Dos Passos: Vida e Obra”, que decorreu neste Centro em setembro de 2019. Adicionalmente, conta projetar a breve trecho, no auditório, o documentário A Odisseia de John Dos Passos (1994), legendado em português para, assim, melhor dar a conhecer o homem e o escritor que foi John Dos Passos.”, revelou o Secretário Regional do Turismo e Cultura, no dia em que se comemora 50 anos da morte do escritor.

Eduardo Jesus, que impulsionou na altura, a criação da Biblioteca Dra. Carmo Santos, considera de extrema importância o Centro Cultural estar em uníssono com as restantes instituições a nível mundial, a assinalar os 50 anos do desaparecimento do escritor. ' A Madeira tem uma ligação profunda ao escritor, relação esta que o Governo Regional tem acarinhado desde o primeiro momento com a aquisição da casa, atual Centro Cultural, e na realização de eventos nas diversas áreas culturais, onde se incluem cinema, teatro, dança e congressos'

O Centro Cultural John Dos Passos junta-se hoje, 28 de setembro de 2020, a tantas outras instituições pelo mundo dedicadas ao estudo e divulgação deste escritor, que deu o seu nome ao Centro, no assinalar dos cinquenta anos sobre o desaparecimento John Roderigo Dos Passos, um dos prolíficos romancistas da chamada ‘Geração Perdida’ (Lost Generation). 

Recorde - se que em 2000 o Governo Regional da Madeira adquiriu a casa e a 20 de Setembro de 2004, foi inaugurado o atual Centro Cultural John Dos Passos, contando com a presença da filha, Lucy dos Passos Coggin, acompanhada do marido e da filha Lara.

A família Dos Passos Coggin tem sempre mantido interesse pelo Centro e manifesta vontade de se envolver nos projetos que visem divulgar o escritor e a sua obra. Voltaram em 2006, aquando de um congresso internacional que resultou na publicação John Dos Passos: Biography and Critical Essays (2010), editada por investigadores da Universidade da Madeira.

Em setembro do ano transato, e no âmbito das celebrações dos 600 anos, realizou-se o Congresso Internacional “John Dos Passos: Vida e Obra” que, além dos oradores, contou com a presença de Lucy Dos Passos Coggin, do esposo e do filho, John Dos Passos Coggin, de visita à ilha do avô pela primeira vez. John é agora o curador do legado do avô, estudou e fala português e quer manter a ligação da família à Madeira e envolver-se nos projetos do Centro para a divulgação da obra e origens madeirenses do avô.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.