Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Conselho Consultivo de Economia da Madeira apresentou 60 medidas de incentivo à retoma económica

A apresentação do documento decorreu no Centro de Estudos de História do Atlântico 18-11-2020 Economia
Conselho Consultivo de Economia da Madeira apresentou 60 medidas de incentivo à retoma económica

Consulte as 60 medidas no documento em anexo.

 

Para a ocasião, foram convidadas todas as associações empresariais regionais, ordens profissionais, organismos e departamentos governamentais de todos os sectores da Economia, bem como empresários do Turismo, Hotelaria e Restauração, Indústria e Setor Primário, outros setores Económicos e, ainda, instituições e entidades ligadas à Economia Social. Cerca de 90 participantes assistiram à referida apresentação através de videoconferência.

 

A Secretaria da Economia encontra-se a elaborar o Plano de Recuperação Estratégico da Economia da RAM que, seguindo as linhas mestras definidas pelo Plano de Desenvolvimento Madeira 2030, que pretende ser um instrumento que contribua para a revitalização do nosso tecido empresarial, ajudando a definir estratégias que objetam potenciar mais crescimento económico, mais rendimento a quem investe e a quem trabalha, mais oportunidades e um clima mais favorável à inovação e ao empreendedorismo.

 

A construção do documento está a ser feita de forma faseada, sendo que, numa primeira fase, o Conselho Consultivo de Economia recolheu contributos de instituições nucleares da vida económica, política e social da Região, entre os quais associações empresariais e empresários, sindicatos, partidos políticos e especialistas. Nesse sentido, foi lançado o desafio a todos os intervenientes para que dessem o seu contributo para o Plano, elaborando um documento com ideias que considerassem relevantes.

 

O CCE é um órgão independente e integra como membros permanentes, a ACIF, a AJEM, a ASSICOM, a Associação de Agricultores da Madeira, a Cooperativa de Pesca do Arquipélago da Madeira, o Instituto de Qualificação Profissional, a Universidade da Madeira, o ISAL e o IDE. Cristina Pedra é conselheira executiva e tem a missão de juntar as principais associações empresariais regionais, possibilitando a efetiva participação dos agentes económicos no plano consultivo, na definição, acompanhamento e avaliação da estratégia e do desenvolvimento da política económica da Região.