Pesquisar

Secretário Regional satisfeito com as iluminações que conjugam inovação com o tradicional

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, visitou este fim-de-semana a baixa da cidade do Funchal para acompanhar os trabalhos de montagem das iluminações das Festas de Natal e do Fim-do-ano. 30-11-2020 Turismo e Cultura
Secretário Regional satisfeito com as iluminações que conjugam inovação com o tradicional

Esteve acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia da Sé, Luís Sousa, pela Diretora Regional do Turismo, Dorita Mendonça, e por Rui Macedo, da empresa ‘Teixeira Couto’, e Humberto Silva, da ‘Luxtar’, responsáveis pela conceção e montagem das iluminações.

A visita permitiu acompanhar o andamento das iluminações das empresas que ganharam os concursos que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura lançou.

Eduardo Jesus sublinha que o objetivo de “procurar alguma inovação tecnológica nas iluminações de Natal foi bem conseguido”. Testemunhou isso mesmo pelas várias áreas lançadas a concurso e que visitou pelo que realça “estamos muito satisfeitos pela resposta das empresas”, onde existe “muita criatividade, muita coisa nova relativamente aos anos anteriores”, mas com particularidade de que também “mantém-se muito do que é a tradição”, que “vai ser apreciada por toda a população”.

Entre as novidades, o governante destaca a possibilidade de interação das pessoas com as iluminações, a realidade aumentada no Largo do Chafariz, que permite, entre outras possibilidades, tirar uma foto e integrar um Pai Natal virtual, bastando descarregar uma aplicação para telemóveis, que poderá ser feito no local através de um QRcode, e destacou a animação específica cais da cidade que fará a diferença.

No conjunto das propostas de iluminações de Natal, o secretário regional de Turismo e Cultura evidenciou que “este ano tivemos o cuidado de procurar inovação, incorporar novidades ao nível da tecnologia, sem perder o que é tradicional para a Madeira e para o Porto Santo, permitindo inovação”.

As iluminações natalícias vão ser ligadas no dia 1 de dezembro e iluminarão até a noite do dia 10 de janeiro e estão incluídas em procedimentos que envolve quatro eventos: Natal 2020, Natal 2021, Carnaval 2021 e Carnaval 2022. E o valor total do investimento do Governo Regional para estes quatro eventos é na ordem dos 2,9 milhões de euros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.