Profissionais dos Postos de Informação Turística receberam formação

Qualificar para melhor servir o turista 09-01-2019 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
Profissionais dos Postos de Informação Turística receberam formação

A Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, entregou, esta manhã, mais de uma dezena de Certificados de Formação às profissionais que integram parte dos Postos de Informação Turística da Madeira, numa cerimónia que decorreu na Casa-Museu Frederico de Freitas.

Ocasião que a governante aproveitou para reforçar a importância do atendimento que é desenvolvido nestes espaços, a cargo daqueles que são, em regra e diariamente, «o primeiro e principal contacto com os turistas que nos visitam».

A formação, levada a cabo entre os meses de junho e novembro de 2018, integra, conforme fez questão de sublinhar, a política de qualificação e maior valorização dos recursos humanos que é preconizada pelo Governo Regional, em todos os seus departamentos, assim como faz parte da «estratégia de maior especialização das mensagens que se pretendem passar a quem nos procura, de modo a corresponder ao grau de exigência, ao conhecimento prévio do destino e à necessidade de aconselhamento que, atualmente, caraterizam o perfil do turista que recebemos nos nossos postos de informação».

Espaços que devem servir, cada vez mais e no entender da Secretária Regional com a pasta do Turismo, «enquanto locais de esclarecimento, mas, também, de aconselhamento e de promoção do destino Madeira, como um todo».

Enaltecendo o papel e a responsabilidade que estas profissionais assumem no seu dia-a-dia – numa relação de confiança com o turista que também tem vindo a ser, felizmente, consolidada – Paula Cabaço entende que a formação é, sem dúvida, «um instrumento fundamental para reforçar o conhecimento e as competências mas, também, para valorizar, profissionalmente, cada uma destas colaboradoras».

Acresce referir que, em regra, os turistas que se deslocam aos Postos procuram informação acerca dos pontos de interesse turístico, da existência e horários dos transportes públicos, dos passeios e atividades no mar e na montanha e da oferta de animação turística e cultural no destino. «A esta procura, fizemos questão de corresponder, também, criando material específico para cada uma destas áreas, que se encontra disponibilizado online e também nos nossos Postos», disse a governante.


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