Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

IV Edição do projeto " Capelas ao Luar" arranca a 16 de abril

4 Capelas integradas na programação de 2019 12-04-2019 Secretaria Regional do Turismo e Cultura
IV Edição do projeto " Capelas ao Luar" arranca a 16 de abril

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, dá continuidade, neste mês de abril e em maio, ao projeto de divulgação do património “Capelas ao Luar”, que cumpre, este ano, a sua quarta edição.

Iniciativa que arranca na próxima terça-feira, dia 16 de abril, na Capela Mãe dos Homens.

O Projeto “Capelas ao Luar” tem vindo a permitir, ao público em geral, o maior conhecimento e valorização do património e das Capelas existentes na Madeira e no Porto Santo, algumas delas habitualmente inacessíveis e possuidoras de referentes artísticos da mais alta importância no panorama das artes e do património regional. As visitas – que decorrem às 21.30 horas – são sempre precedidas e enriquecidas por pequenos apontamentos musicais de música barroca, onde também se apresentam os guias patrimoniais especialmente criados para o efeito, sobre os espaços que acolhem o Projeto.

Saliente-se que, de ano para ano, este projeto tem vindo a aumentar significativamente o seu número de participantes, contando já com mais de 3.000 pessoas envolvidas, nas edições anteriores.

Neste seu arranque, a Capela Mãe dos Homens acolherá, assim, pelas 21.00 horas, um apontamento de música barroca por elementos da Orquestra Clássica da Madeira, ao que se seguirá, pelas 21.30 horas, uma visita guiada, a cargo de Francisco Clode de Sousa e Rita Rodrigues. Será, ainda, lançado o respetivo Guia Patrimonial.

Seguem-se a Capela de Nossa Senhora da Graça, em Machico (a 23 de abril), a Capela de Nossa Senhora da Ajuda, no Funchal (a 7 de maio) e a Capela de Nossa Senhora da Consolação, no Caniço (a 21 de maio).

Importa referir que a participação se mantém gratuita, sujeita a uma inscrição prévia através do correio eletrónico: capelasaoluar.drc@gmail.com.

 

REPORTÓRIO MUSICAL PARA O DIA 16 DE ABRIL

 

G.P. Telemann (1681-1767) –Essercizii Musici, Sonata para Violino em Fá maior, TWV 41:f4

J.S. Bach (1685-1750) – Duetto n.4 em Lá menor, BWV 805

G.P. Telemann (1681-1767) – Essercizii Musici, Solo 7 para Violino e Contínuo, TWV 41:a6

J.S. Bach (1685-1750) – Duetto n.2 en Fá maior, BWV 803

Violino - Joana Costa

Violoncelo - Stella Silvian


Anexos

Descritores