Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Alerta ARAE – Luvas de natação

A12/00355/20 - 18/03/2020 27-03-2020 Autoridade Regional das Atividades Económicas
Alerta ARAE – Luvas de natação

A ARAE informa que rececionou no âmbito do Sistema “Safety Gate RAPEX - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, uma notificação de alerta relativa a pares de luvas de natação, concebidas para aumentar a resistência na água.

As luvas identificadas representam um risco químico, dado que foi detetada a presença de 5 compostos orgânicos de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs), compostos estes associados a um aumento de incidência de vários tipos de cancro e presentes nos artigos em concentrações superiores ao legalmente estabelecido pelo ponto 50 do anexo XVII do Regulamento (CE) N.º 1907/2006, de 18 de Dezembro, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos (REACH).

Identificação dos dois artigos distribuídos e comercializados em Portugal:
- Número dos artigos e composição de cada um: Art.: 9634 (artigo composto por teia acolchoada entre os dedos, braçadeira com fecho em velcro, parte têxtil composta por 8% poliamida e 20 % elastano e palma composta apenas por neoprene) e Art.: 9667 (artigo composto apenas por neoprene);
- Código de barras: 4013368346709;
- Descrição: Par de luvas de natação em neoprene concebidas para aumentar a resistência à água;
- Cor: As cores das luvas variam consoante o tamanho das mesmas, S = turquesa, M = vermelho, L = azul;
- Marca: “BECO”
- Nome presente na embalagem: “AquaHandschuhe”
- Nome do retalhista situado em Portugal Continental: Aquaplay - Actividades e Equipamentos Desportivos, Lda.” (Carnaxide)
- Nome do fabricante: “SHENZHEN REANSON PRODUCTS CO., LTD.” (China)

 

Na sequência desta informação, alertamos os potenciais consumidores na Região Autónoma da Madeira para a não utilização deste produto.