Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Alerta ARAE – Brinquedo - “Boneca”

A12/00418/20 - 12/03/2020 27-03-2020 Autoridade Regional das Atividades Económicas
Alerta ARAE – Brinquedo - “Boneca”

A ARAE informa que rececionou no âmbito do Sistema ““Safety Gate RAPEX - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, uma notificação de alerta relativa a uma “boneca com um mecanismo musical”, que segundo as informações presentes no alerta, a roupa da boneca pode variar, mas a referência desta continua a ser a mesma.

 

O brinquedo identificado representa um risco potencial de asfixia após ter sido detetada, durante a avaliação de risco, a presença de pequenos itens no artigo que podem ser ingeridos acidentalmente pela criança, bem como, as costuras da boneca podem ser facilmente abertas, dando à criança o acesso às partes interna do mecanismo musical e essas partes em conjunto com o íman que lá existe podem soltar-se. No íman, foi identificado ainda um fluxo magnético superior ao legalmente permitido. Para concluir, os testes realizados ao plástico usado em algumas partes da boneca revelaram a presença de um composto químico com potencial cancerígeno - "Flalatos DEHP".

 

 

Este brinquedo encontra-se, portanto, em incumprimento com o disposto na Diretiva2009/48/CE, de 18 de junho, relativa à segurança dos brinquedos.

 

Identificação do Produto:

Categoria do produto: Brinquedo

Descrição: Boneca com enchimento mole e com um mecanismo musical

Marca: “VA”

Denominação: “Shu Yi baby”

Código de barras: 2016666680614

Número do modelo / referência: ITEM Nº.: 2025

Nome do importador situado em Portugal: “Brisa de Liberdade, Lda.” (Vila do Conde)

Na sequência desta informação, alertamos os potenciais consumidores na Região Autónoma da Madeira para a não utilização deste produto.