O Projeto da Convivialidade Escolar é implementado desde o ano de 2012 nas escolas de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico da RAM. O acompanhamento periódico às escolas e os balanços fornecidos pelos órgãos de gestão e os aplicadores do projeto levaram-nos a identificar que na origem dos problemas comportamentais estão diversos fatores, entre os quais uma carência dos nossos alunos ao nível do desenvolvimento das suas competências sociais e emocionais, o que acaba por prejudicar a qualidade dos relacionamentos que estabelecem com colegas, docentes e pessoal não docente. Por outro lado, a intervenção dos docentes, psicólogos e outros técnicos é realizada, na sua maioria, a nível remediativo. Assim, é de extrema importância que haja um investimento numa intervenção primária, de forma a promover junto das nossas crianças e de uma forma estruturada, uma literacia emocional que lhes permita ultrapassar, de forma eficaz, os desafios com que se deparam ao longo da vida.
Assim sendo, a partir do ano letivo 2016-2017, o projeto começou a ser aplicado, também, no 1.º ciclo do ensino básico, inicialmente, em parceria com a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), da Direção Regional de Educação, através do programa DivertidaMente, que assenta numa abordagem baseada na combinação das dimensões emocional, cognitiva e comportamental. Pretende-se promover o conhecimento emocional da criança, através da identificação e compreensão das suas emoções, das reações emocionais dos outros e das situações que as podem despoletar, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das suas habilidades sociais, nomeadamente, a cooperação, a empatia e o autocontrolo.
As sessões da Convivialidade Escolar propostas para o 3.º ciclo pretendem ser uma continuação e sedimentação das aprendizagens realizadas no 1º ciclo e apresentam-se da seguinte forma:
7.º ano - Tema: “Perdido no reino das emoções”
Objetivos:
- Conhecer o projeto da convivialidade.
- Apresentar o tema das emoções.
- Estimular a autoanálise e desenvolvimento da segurança em si próprio/a.
- Despertar a capacidade de lidar com as próprias emoções.
- Adquirir estratégias para controlar as emoções negativas.
- Despertar no aluno a necessidade de desenvolver emoções positivas.
- Abrir espaços para uma comunicação mais profunda.
- Conhecer e expressar algumas emoções/sentimentos.
Subtemas:
- Vamos parar e pensar nas emoções.
- Adolescência
- Nem tudo é o que parece.
- Vamos aprender a acalmarmo-nos – a gestão de emoções.
Calendarização:
4 sessões com a duração de 45 minutos cada, em data a definir pelo professor aplicador
8.º Ano - Tema: “Declaro guerra à discriminação”
Objetivos:
- Conhecer o projeto da convivialidade.
- Apresentar o tema da discriminação, preconceito e bullying.
- Conceituar e diferenciar os termos preconceito e discriminação.
- Reconhecer e aceitar a diversidade cultural
- Promover um espírito de cooperação e participação.
- Consciencializar para fenómenos de exclusão e discriminação e da realidade do bullying.
- Valorizar o ser humano.
- Aceitar o outro independentemente da raça, religião ou posição social.
Subtemas:
- Preconceito e Discriminação.
- Todos diferentes, todos iguais.
- Bullying – o mau trato entre colegas.
- A vida tem a cor que tu pintas.
Calendarização:
4 sessões com a duração de 45 minutos cada, em data a definir pelo professor aplicador
9.º ano - Tema: “G.P.S. Precisa-se” (GPS - Gerar Percursos Solidários)
Objetivos:
- Dar a conhecer o projeto da convivialidade.
- Apresentar o tema da solidariedade
- Evidenciar a importância de ser solidários com todas as pessoas.
- Reconhecer o contributo da solidariedade no dia-a-dia em prol de uma harmoniosa e sã convivialidade na escola.
- Consciencializar para a importância de instituições de solidariedade na nossa sociedade.
- Valorizar e reconhecer a importância de fazer voluntariado.
- Promover e desenvolver uma consciência humana solidária.
Subtemas
- Solidariedade com efeito dominó.
- Solidariedade na escola.
- E se eu fosse responsável por uma instituição de solidariedade?
- Ser voluntário.
Calendarização:
4 sessões com a duração de 45 minutos cada, em data a definir pelo professor aplicador
Para mais esclarecimentos, poderá submeter um pedido de consultoria para implementação das Sessões da Convivialidade, através da Plataforma de Solicitações da Convivialidade Escolar: https://cutt.ly/qfCaC2E